Três meses após o assassinato de Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, na Bahia, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos divulgaram, nesta sexta-feira (17), um estudo que mostra o crescimento da violência em comunidades tradicionais. Segundo a nova edição da pesquisa Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil, a média anual de assassinatos praticamente dobrou nos últimos cinco anos, se comparado ao período de 2008 a 2017.
A morte de Mãe Bernadete, em agosto, não está contabilizada no estudo. Em 2023, há um levantamento preliminar de sete mortes. A pesquisa mostra que, entre 2018 e 2022, houve 32 assassinatos em 11 estados. Ainda de acordo com o estudo, as principais causas desses ataques foram conflitos fundiários e violência de gênero.
Ao menos 13 quilombolas foram mortos no contexto de luta e defesa do território. As entidades pretendem entregar o estudo a autoridades do Executivo federal e estaduais e secretarias de Justiça dos estados, além do Poderes Legislativo e Judiciário a partir desta sexta-feira.
Na primeira edição da pesquisa (2008 a 2017), havia um mapeamento de 38 assassinatos ocorridos no período de dez anos (2008-2017). A média anual de assassinatos, que era de 3,8, passou a ser de 6,4 ao ano. Em 15 anos, 70 quilombolas foram assassinados.
Racismo
Segundo uma das pesquisadoras, a socióloga Givânia Maria da Silva, coordenadora do coletivo nacional de educação da Conaq, o levantamento foi feito em campo nas próprias comunidades. Ela identifica que os números vão além do que é noticiado pelos meios de comunicação e espelham uma estrutura racista da sociedade brasileira.
A questão da terra no Brasil é fundamental na discussão, assinalam as entidades pesquisadoras. “Ao falar da política de terra, a gente vê o quanto essa questão é atravessada pelo racismo. No Brasil, a impressão que eu tenho é que falar de terra, tendo pessoas negras como proprietárias, parece que ainda é mais grave”, acentua.
O coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, sublinha que demonstrações de racismo estrutural e institucional formam o pano de fundo da violência. Ele acrescenta que a morosidade do processo de regularização fundiária proporciona que a violência se amplie. Por isso, é necessário, explica, que a gestão pública atue tanto no combate à violência como nas ações de garantia de direitos. “Não ter política pública gera mais violência”, opina.
Os estados do Maranhão (9), Bahia (4), Pernambuco (4) e Pará (4) têm os maiores números de casos. “Se a gente fosse atualizar, a Bahia estaria em primeiro lugar. A Mãe Bernadette morreu da mesma forma que o filho dela. O filho morreu reivindicando o território e ela buscando justiça pela morte do filho. É mais um direito silenciado a partir do assassinato”, afirmou.
Comunidades como alvos
O filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, de 43 anos, também entende que a falta da titulação da terra propiciou o assassinato da mãe dele. “As terras quilombolas são fontes de energia e também são alvos da grilagem e do tráfico”, disse o gestor cultural, que também é liderança do Pitanga dos Palmares. “Minha mãe era uma representante mundial da causa e que sempre lutou pelo empoderamento feminino”, acrescenta.
A socióloga Givânia Silva entende que a pesquisa pode trazer mais visibilidade às necessidades dos governos federal e estaduais de darem mais atenção à problemática, uma vez que houve perda de orçamento para segurança pública desde 2016.
As entidades realizadoras do estudo explicam que, além de assassinatos, o estudo traz um levantamento de violações de direitos sofridos por comunidades quilombolas em que houve identificação de morte causada por crimes.
Segundo a pesquisa, em 10 das 26 comunidades em que foram registrados assassinatos não há processos abertos no Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), autarquia responsável pela regularização fundiária dos territórios quilombolas. Nessa situação, sete assassinatos (70%) foram motivados por conflitos fundiários.
Entre os 11 quilombos que estão totalmente ou parcialmente titulados, os conflitos fundiários representaram 27% dos assassinatos. O estudo chama atenção para 1.805 processos abertos no Incra para regularização fundiária de territórios quilombolas, segundo a Fundação Palmares
Proteção dos defensores
As entidades recomendam que o Estado e municípios elaborem planos de titulação dos territórios quilombolas, com metas concretas anuais, orçamento adequado e estrutura administrativa para a titulação dos territórios quilombolas. O levantamento reitera a necessidade de proteção a defensores e defensoras de direitos humanos.
Nessa linha, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reinstalou a Comissão Nacional do Enfrentamento à Violência no Campo. O grupo, em reunião nesta semana, reiterou a necessidade de consolidação da proteção coletiva de povos indígenas e quilombolas.
A comissão pretende definir protocolo de investigação de crimes praticados “contra defensores de direitos humanos e a morosidade das ações voltadas à reforma agrária e demarcação de territórios tradicionais que acaba por escalar tensões e conflitos”.
Os membros do grupo devem ter encontros mensais para elaborar uma proposta de anteprojeto de lei sobre a Política Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, aos Comunicadores e aos Ambientalistas. O prazo para conclusão do trabalho é de seis meses.
A página do Incra (autarquia responsável pela titulação dos territórios quilombolas) aponta que a política de regularização fundiária de terras quilombolas é “de suma importância para a dignidade e garantia da continuidade desses grupos étnicos”. O endereço disponibiliza documentos como o acompanhamento de processos de regularização quilombola e a relação de processos de regularização de territórios quilombolas abertos.
Dor e luto
Filho da Mãe Bernadete, Jurandir Pacífico, mesmo em dias de dor e luto, busca honrar a memória de luta da mãe. No ano que vem, pretende inaugurar um instituto que leva o nome dela com o objetivo de manter todo o legado cultural e social da mãe. Além disso, quer ajudar comunidades com documentação.
“O instituto terá a responsabilidade de desenvolver e executar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, que é fundamental para registro e titulação das terras quilombolas”, frisou. É assim também que ele quer fazer valer, na prática, o que repete diariamente em sua comunidade: “Mãe Bernadete, presente”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
As coisas devem correr bem para você hoje, desde que você possa manter o drama no mínimo. Você pode pular sobre qualquer obstáculo no seu caminho, então não se preocupe com nada. Você tem uma inteligência nítida e intuitiva sobre você que está fundamentada no mundo real. Cuide dos detalhes e planeje sua próxima grande jogada. Limpe, organize e jogue fora coisas que não servem mais. Previsão para 04/07/2025
Você pode ter que se alinhar ao nível do solo de uma maneira bastante preocupante, Touro. Talvez você esteja esquecendo uma peça importante de um objetivo que você está atirando. Este é um bom dia para revisar seu progresso e lidar com qualquer detalhe que exija atenção. Mantenha seu espírito aventureiro vivo, mas tenha pelo menos um pé em terreno sólido. Previsão para 04/07/2025
Você tem uma tremenda capacidade de entender o funcionamento interno de qualquer situação, Gêmeos. Pode ser necessário dar a alguém uma verificação da realidade para garantir que eles estejam na mesma página que você. Use sua crítica construtivamente para não se alienar das pessoas. Ajude a preencher os espaços em branco em uma situação que não é totalmente compreendida por todas as partes e mova o projeto para o próximo nível. Previsão para 04/07/2025
Não diga nada sobre alguém atrás das costas dele que você não gostaria de dizer se a pessoa estava parada ao seu lado, câncer. Os sentimentos são facilmente feridos em um dia como este. As pessoas saberão instintivamente que você está dizendo coisas negativas sobre elas. Venha limpar com quaisquer confissões que você precise fazer sobre alguém que você ama. Seja honesto e aberto com seus sentimentos. Previsão para 04/07/2025
Quando se trata de decisões, Leo, faça o melhor para você hoje. Não sinta que você precisa executar certas tarefas apenas por causa da culpa por uma situação passada. Faça as coisas porque você quer, não porque você se sente obrigado a outra pessoa. A única obrigação que você tem é para você. Se é realmente o seu desejo de ajudar alguém, então vá em frente, mas não se sacrifique demais no processo. Previsão para 04/07/2025
É hora de se estabelecer desde as atividades rápidas dos últimos dias e recuar para um estado de espírito mais tranquilo, Virgem. Cuide dos detalhes que você não atendeu enquanto estava se divertindo. Agora é a hora de virar para dentro e refletir. Confie em suas reservas internas em oposição às suas ações direcionadas externas. Fique aterrado e deixe suas emoções trabalharem com seu lado racional. Previsão para 04/07/2025
Este é um excelente dia em que seu pensamento é claro e suas emoções estáveis, Libra. Use esta poderosa combinação de um estado de espírito sólido e sentimentos compassivos para se expressar de uma maneira sincera e positiva. Há muito poder do seu lado, ajudando você a rastrear seus objetivos e a obter exatamente o que deseja. Previsão para 04/07/2025
Vire sua energia para dentro hoje, Escorpião. Faça uma lista detalhada do que você precisa ser feito em ordem de prioridade. É hora de fazer inventário e se organizar. Projetos de detalhe são favorecidos e você tem muito mais paciência e concentração do que o habitual. Limite o ritmo e lembre -se de cheirar as rosas à medida que passa. Previsão para 04/07/2025
Sua cabeça e coração estão trabalhando em concerto hoje, Sagitário. As coisas estão se unindo exatamente como você esperava. Tenha confiança em si mesmo. Mais do que provável, você tem a solução perfeita para todas as situações. Talvez sua incrível percepção das circunstâncias pegue alguém de surpresa. Esteja preparado para algumas reações surpresas. Previsão para 04/07/2025
Entre em contato com seu lado vulnerável hoje, Capricórnio. Não finja ser alguém que você não. Perceba que você pode ser você mesmo e ainda se divertir, sem precisar monopolizar toda a atenção. Estabilize sua mente e crie espaço para crescer. Pegue alguns dos conselhos que você dá aos outros e aplique a si mesmo. Previsão para 04/07/2025
Este é o seu dia, Aquário, então não deixe ninguém tirar isso de você. A chave será obter uma vantagem sobre os objetivos que você deseja alcançar. Não perca tempo pensando exatamente em como você os realizará. Apenas comece. O primeiro passo é o mais importante. Você está de castigo agora, ajudando você a controlar melhor o que precisa fazer. Previsão para 04/07/2025
Abra e revele mais do seu lado sensível, Peixes. Quanto mais dispostos que você esteja compartilhando com outras pessoas, mais eles se sentirão confortáveis ??em compartilhar coisas com você. Sua cabeça e coração estão de acordo, então use isso para sua vantagem. Aterre sua mente e use -a para adotar uma abordagem racional de seus sentimentos. A verdade da situação ficará clara. Previsão para 04/07/2025