Três meses após o assassinato de Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, na Bahia, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos divulgaram, nesta sexta-feira (17), um estudo que mostra o crescimento da violência em comunidades tradicionais. Segundo a nova edição da pesquisa Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil, a média anual de assassinatos praticamente dobrou nos últimos cinco anos, se comparado ao período de 2008 a 2017.
A morte de Mãe Bernadete, em agosto, não está contabilizada no estudo. Em 2023, há um levantamento preliminar de sete mortes. A pesquisa mostra que, entre 2018 e 2022, houve 32 assassinatos em 11 estados. Ainda de acordo com o estudo, as principais causas desses ataques foram conflitos fundiários e violência de gênero.
Ao menos 13 quilombolas foram mortos no contexto de luta e defesa do território. As entidades pretendem entregar o estudo a autoridades do Executivo federal e estaduais e secretarias de Justiça dos estados, além do Poderes Legislativo e Judiciário a partir desta sexta-feira.
Na primeira edição da pesquisa (2008 a 2017), havia um mapeamento de 38 assassinatos ocorridos no período de dez anos (2008-2017). A média anual de assassinatos, que era de 3,8, passou a ser de 6,4 ao ano. Em 15 anos, 70 quilombolas foram assassinados.
Racismo
Segundo uma das pesquisadoras, a socióloga Givânia Maria da Silva, coordenadora do coletivo nacional de educação da Conaq, o levantamento foi feito em campo nas próprias comunidades. Ela identifica que os números vão além do que é noticiado pelos meios de comunicação e espelham uma estrutura racista da sociedade brasileira.
A questão da terra no Brasil é fundamental na discussão, assinalam as entidades pesquisadoras. “Ao falar da política de terra, a gente vê o quanto essa questão é atravessada pelo racismo. No Brasil, a impressão que eu tenho é que falar de terra, tendo pessoas negras como proprietárias, parece que ainda é mais grave”, acentua.
O coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, sublinha que demonstrações de racismo estrutural e institucional formam o pano de fundo da violência. Ele acrescenta que a morosidade do processo de regularização fundiária proporciona que a violência se amplie. Por isso, é necessário, explica, que a gestão pública atue tanto no combate à violência como nas ações de garantia de direitos. “Não ter política pública gera mais violência”, opina.
Os estados do Maranhão (9), Bahia (4), Pernambuco (4) e Pará (4) têm os maiores números de casos. “Se a gente fosse atualizar, a Bahia estaria em primeiro lugar. A Mãe Bernadette morreu da mesma forma que o filho dela. O filho morreu reivindicando o território e ela buscando justiça pela morte do filho. É mais um direito silenciado a partir do assassinato”, afirmou.
Comunidades como alvos
O filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, de 43 anos, também entende que a falta da titulação da terra propiciou o assassinato da mãe dele. “As terras quilombolas são fontes de energia e também são alvos da grilagem e do tráfico”, disse o gestor cultural, que também é liderança do Pitanga dos Palmares. “Minha mãe era uma representante mundial da causa e que sempre lutou pelo empoderamento feminino”, acrescenta.
A socióloga Givânia Silva entende que a pesquisa pode trazer mais visibilidade às necessidades dos governos federal e estaduais de darem mais atenção à problemática, uma vez que houve perda de orçamento para segurança pública desde 2016.
As entidades realizadoras do estudo explicam que, além de assassinatos, o estudo traz um levantamento de violações de direitos sofridos por comunidades quilombolas em que houve identificação de morte causada por crimes.
Segundo a pesquisa, em 10 das 26 comunidades em que foram registrados assassinatos não há processos abertos no Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), autarquia responsável pela regularização fundiária dos territórios quilombolas. Nessa situação, sete assassinatos (70%) foram motivados por conflitos fundiários.
Entre os 11 quilombos que estão totalmente ou parcialmente titulados, os conflitos fundiários representaram 27% dos assassinatos. O estudo chama atenção para 1.805 processos abertos no Incra para regularização fundiária de territórios quilombolas, segundo a Fundação Palmares
Proteção dos defensores
As entidades recomendam que o Estado e municípios elaborem planos de titulação dos territórios quilombolas, com metas concretas anuais, orçamento adequado e estrutura administrativa para a titulação dos territórios quilombolas. O levantamento reitera a necessidade de proteção a defensores e defensoras de direitos humanos.
Nessa linha, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reinstalou a Comissão Nacional do Enfrentamento à Violência no Campo. O grupo, em reunião nesta semana, reiterou a necessidade de consolidação da proteção coletiva de povos indígenas e quilombolas.
A comissão pretende definir protocolo de investigação de crimes praticados “contra defensores de direitos humanos e a morosidade das ações voltadas à reforma agrária e demarcação de territórios tradicionais que acaba por escalar tensões e conflitos”.
Os membros do grupo devem ter encontros mensais para elaborar uma proposta de anteprojeto de lei sobre a Política Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, aos Comunicadores e aos Ambientalistas. O prazo para conclusão do trabalho é de seis meses.
A página do Incra (autarquia responsável pela titulação dos territórios quilombolas) aponta que a política de regularização fundiária de terras quilombolas é “de suma importância para a dignidade e garantia da continuidade desses grupos étnicos”. O endereço disponibiliza documentos como o acompanhamento de processos de regularização quilombola e a relação de processos de regularização de territórios quilombolas abertos.
Dor e luto
Filho da Mãe Bernadete, Jurandir Pacífico, mesmo em dias de dor e luto, busca honrar a memória de luta da mãe. No ano que vem, pretende inaugurar um instituto que leva o nome dela com o objetivo de manter todo o legado cultural e social da mãe. Além disso, quer ajudar comunidades com documentação.
“O instituto terá a responsabilidade de desenvolver e executar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, que é fundamental para registro e titulação das terras quilombolas”, frisou. É assim também que ele quer fazer valer, na prática, o que repete diariamente em sua comunidade: “Mãe Bernadete, presente”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
A papelada relacionada ao dinheiro pode precisar de atenção hoje, Áries, já que você pode estar planejando entreter visitantes. Podem ser pessoas interessantes, trazendo boas notícias e informações interessantes. Você também pode esperar a entrega de alguns livros ou equipamentos novos, e isso deve contribuir para a excitação. As portas para a aventura vão se abrir de alguma forma. Use isso a seu favor. Previsão para 15/01/2025
Você pode passar horas ao telefone hoje, Touro, possivelmente discutindo oportunidades de prestar serviços a outras pessoas. Sua energia mental e física deve estar alta. Você desejará usar o máximo de ferramentas possível para obter todas as informações necessárias, incluindo livros e a Internet. Você vai querer sair e caminhar ou malhar, pois precisará eliminar o excesso de energia. Previsão para 15/01/2025
Novas e emocionantes oportunidades de ganhar mais dinheiro podem surgir hoje, Gêmeos, talvez através de novos campos. Os colegas poderiam trazer informações. Seu senso de aventura é elevado, então os riscos podem parecer mais atraentes do que o normal. Não se empolgue. Não se esqueça de explorar detalhadamente todas as possibilidades antes de se comprometer com qualquer coisa. Nada é certo, mesmo em dias como hoje. Previsão para 15/01/2025
Amizades ou relacionamentos amorosos formados hoje estão enraizados tanto na compatibilidade intelectual quanto na atração emocional, Câncer. Conversas estimulantes podem ocorrer tanto com velhos como com novos amigos. Projetos criativos vão bem. Se você está procurando alguma informação, você deve encontrá-la hoje. Este deve ser um dia muito ocupado e emocionante em vários níveis diferentes. Previsão para 15/01/2025
Você geralmente é intuitivo, Leão, mas hoje pode ser tão sensível aos outros que capta quase tudo. Fique longe de hospitais ou delegacias de polícia, se puder. Você pode absorver a dor de todos. É melhor colocar essa vibração para funcionar espiritual ou artisticamente. Procure amigos e colegas que trabalhem com você nesses departamentos e você terá um dia maravilhoso. Previsão para 15/01/2025
Espere um dia agitado, Virgem. É provável que você passe muito tempo no carro fazendo tarefas e fazendo visitas, talvez relacionadas a projetos. Talvez seja necessário fazer várias ligações para amigos ou membros de um grupo ao qual você é afiliado. Isso pode envolver o compartilhamento de boas notícias ou informações interessantes que podem levar a conversas intrigantes. O dia pode ser estimulante e também agitado. Previsão para 15/01/2025
Hoje você pode querer colocar um último esforço em um projeto, pois isso pode fazer uma grande diferença em sua renda e status, Libra. Isso poderia colocá-lo diante do público de alguma forma. Sua energia física é alta e suas habilidades mentais especialmente aguçadas. Tudo o que você escolher trabalhar será realizado com rapidez e habilidade. As relações com os outros serão agradáveis ??e de apoio. Previsão para 15/01/2025
Tantas ideias estão inundando sua mente hoje que você pode ter dificuldade em resolvê-las se não anotá-las, Escorpião. Eles podem envolver viagens, educação, atividades em grupo, redação e publicação. Você pode discuti-los com amigos ou membros de um grupo ao qual você pertence. Sua mente está nas nuvens, então questões práticas podem parecer tediosas. Previsão para 15/01/2025
Uma grande quantidade de energia física e mental poderia ser concentrada em atividades psíquicas, metafísicas ou espirituais hoje, Sagitário. Você está se sentindo especialmente intuitivo. Você quase poderia ler mentes. Um canal possível para toda essa energia é o serviço aos outros, talvez aconselhamento ou talvez até algum tipo de cura. Você também pode anotar suas ideias sobre o assunto que mais lhe interessa. Previsão para 15/01/2025
Eventos sociais e atividades em grupo provavelmente ocuparão a maior parte do seu dia, Capricórnio. Você pode entrar em contato com tantas pessoas que talvez não consiga acompanhar todas elas. Obtenha informações de contato de todos os novos conhecidos. Você deve experimentar muito estímulo intelectual. As conversas consomem a maior parte da sua energia. Este deve ser um dia agradável, mas cansativo. Previsão para 15/01/2025
Hoje você pode escrever muito, Aquário. Pode ser seu próprio trabalho ou editar o trabalho de outras pessoas. Você pode achar o que está fazendo excitante e estimulante. Também poderiam ocorrer chamadas telefônicas para pessoas interessantes. O único cuidado é não se cansar. Você pode estar em um nível intelectual tão elevado que assuntos mundanos, como refeições, passam despercebidos. Previsão para 15/01/2025
Se você está pensando em fazer uma longa viagem aérea, Peixes, este é o dia para começar a planejá-la - ou até mesmo ir embora, se puder. um pico. Você não completará o dia sem fazer algo incomum ou emocionante, como ir a um show, peça teatral ou evento esportivo. Você vai se lembrar disso por muito tempo. Previsão para 15/01/2025