Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo a mamografia de rastreio para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O documento tenta mudar o critério a ser usado pela ANS para certificar planos de saúde em seu novo programa de valorização às boas práticas no tratamento do câncer.
Em dezembro do ano passado, a Agência lançou uma consulta pública para receber contribuições sobre o programa, e divulgou a cartilha preliminar com orientações e critérios para os planos de saúde que desejarem obter a certificação. Mas acabou sendo alvo de protestos.
Um dos principais critérios é a realização de rastreamento organizado, ou seja, a convocação das usuárias para realizarem exames regularmente, mesmo sem sintomas. No caso do câncer de mama, a cartilha seguiu o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca): mamografias a cada dois anos para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos.
Mas para as entidades médicas, essa faixa etária exclui uma parcela importante da população. Após os protestos, a ANS concedeu um prazo de um mês para que as organizações apresentassem um parecer com evidências científicas, o que foi feito na semana passada.
Aumento de casos
Elaborado em conjunto pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o parecer argumenta que em 2024, 22% das mulheres que morreram por câncer de mama no Brasil tinham menos de 50 anos, e 34% tinham mais de 70.
Os estudos reunidos no documento também apontam que houve crescimento de casos de câncer em mulheres mais jovens, e que esses tumores geralmente são mais agressivos e tem mais risco de metástase.
Para as entidades médicas, a mamografia deve incluir essas pessoas, porque o diagnóstico de câncer em pessoas assintomáticas, a partir de exames de imagem, demanda tratamentos que impactam menos a qualidade de vida da paciente, e tem menos risco de recidivas, metástases e mortalidade.
“No grupo do rastreamento, o tumor é detectado no estágio inicial e apresenta características biológicas menos agressivas, permitindo maior número de cirurgias conservadoras da mama. Essas pacientes também possuem menos indicação de quimioterapia, consequentemente com menores efeitos colaterais do tratamento” diz o parecer.
E as entidades complementam: “o diagnóstico precoce também é custo-efetivo e se associa a benefícios econômicos, porque reduz os custos do tratamento, ao evitar terapias caras para cânceres em estágios avançados”.
Efetividade
Mas de acordo com o diretor-geral do Inca, Roberto Gil, não há discussão sobre os benefícios do diagnóstico precoce, mas sim sobre a efetividade de aumentar a idade dos exames de rastreamento, que devem ser feitos por todas as mulheres, quando não há sintomas ou suspeita.
"Nossa questão não está baseada na incidência da doença abaixo dos 50 anos, mas nas fortes evidências de que o rastreamento abaixo de 50 anos não tem sensibilidade, aumentando o risco de sobrediagnóstico e de maior número de intervenções, sobrecarregando todo o sistema de Saúde”, afirmou Gil.
Em entrevista anterior à Agência Brasil, Gil enfatizou: "A informação científica que temos hoje não é da opinião de um especialista, é da literatura médica, avaliada com o nível de evidência 1, meta-análise e estudo randomizado, que é o maior nível de evidência que se tem. Grande parte dos trabalhos não conseguiu mostrar nenhum aumento de sobrevida na faixa dos 40 aos 50 anos. Só houve aumento de sobrevida na faixa de 50 a 69 anos.”
De acordo com ele, isso se explica pela maior densidade da mama de mulheres mais jovens, o que aumenta as chances de um resultado falso positivo, que precisará ser descartado por exames adicionais, ou até por cirurgias desnecessárias.
Mas tanto o Inca quanto as entidades médicas defendem o rastreamento organizado, apontado como um dos principais responsáveis pela queda nos casos de câncer em alguns países desenvolvidos.
No Brasil, a cobertura da mamografia ainda é um desafio. A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mostrou que menos de 60% das mulheres de 50 a 69 anos tinham feito mamografia há menos de dois anos da data da entrevista.
Para Roberto Gil, esse é mais um argumento contra o aumento da faixa etária, porque a inclusão de mais pacientes pode dificultar o acesso das mulheres que já estão cobertas pelo protocolo: "Se eu estivesse fazendo um salto em altura, eu botei o meu sarrafo em 2 metros e não estou conseguindo pular. A minha próxima medida vai ser tentar melhorar e treinar muito para pular os 2 metros, ou elevar o sarrafo para 2,50?"
Mas as sociedades médicas temem que, se o protocolo do Inca for mantido como critério pelo programa de acreditação da ANS, os planos de saúde passem a negar exames de rotina em pacientes fora da faixa etária, ainda que eles estejam cobertos pelo rol obrigatório.
O parecer ressalta que o cenário do rastreamento é melhor na rede privada, onde "53% dos tumores são detectados pela mamografia, em pacientes assintomáticas, e 40,6% são diagnosticados no estágio I (menos agressivo)", logo não há risco de prejuízo para as usuárias que já têm indicação, caso mais mulheres sejam incluídas.
A ANS informou que recebeu o documento no dia 26 de fevereiro. "Neste momento, a proposta do Manual de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica passa pela análise das mais de 60 mil contribuições recebidas durante a Consulta Pública 144, sem previsão de conclusão", disse a ANS em nota.
A agência complementou que as análises vão embasar a proposta final de Certificação Oncológica, que será objeto de nova audiência pública.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você não deve esperar grandes mudanças hoje. O processo que você iniciou há três ou quatro anos irá acelerar ligeiramente. Você está mudando as amarras da sua identidade, as ideias que lhe dão certeza de quem você é. Sua família, formação e educação não contam mais tanto quanto seus alicerces espirituais. Previsão para 29/10/2025
O dia seguinte deve ser bastante positivo. Você começará a sentir o mais leve indício do início de uma grande mudança. Esta nova fase durará sete meses. À medida que avança, você encontrará maior liberdade de expressão. Você pode esperar uma mudança acelerada em assuntos que costumava evitar no passado. Alguns atritos com irmãos podem surgir nos próximos meses. Previsão para 29/10/2025
O sistema solar poderá desencadear uma transformação que durará vários meses. A mudança se concentrará nos meios que você utiliza para se realizar em termos de carreira e vida amorosa. Se você se sente limitado pelo seu treinamento ou educação, pode esperar buscar a libertação dessas inibições nos próximos meses. Previsão para 29/10/2025
É um excelente dia para você! Embora nenhum grande evento ocorra hoje, há a promessa de liberdade nos próximos meses. Uma mudança fundamental está prestes a ocorrer em sua profissão e em sua vida amorosa. Com o passar dos meses, você pode esperar ser mais visionário, mais criativo e talvez mais rebelde. Você será muito mais eficaz do que nos últimos dois ou três anos. Previsão para 29/10/2025
Para compreender a mudança que está ocorrendo hoje, você deve olhar para os acontecimentos de uma perspectiva elevada. Um lento processo de libertação está a ganhar impulso. Nos próximos meses você não recusará a oportunidade de se livrar de uma parte opressiva do seu passado. Você abandonará seus antigos complexos e emergirá renovado. Não se assuste se as relações familiares sofrerem um pouco. A angústia é apenas temporária. Previsão para 29/10/2025
Os ventos suaves da mudança estão soprando em sua vida neste momento. Você tem um sentimento de novidade e uma atitude aberta em relação ao mundo. Alguns acontecimentos externos lhe dão a impressão de que você está avançando de maneira concreta em direção a uma nova vida. Você pode esperar algumas surpresas agradáveis. Previsão para 29/10/2025
No seu caso, a frase “ponto de viragem” tem algum significado. Este ponto de viragem pode assumir a forma de uma nova pessoa ou de um evento importante que mudará as coisas para sempre. Às vezes, coisas incríveis que ouvimos realmente acontecem. Uma dessas coisas pode estar acontecendo com você nos próximos meses. Previsão para 29/10/2025
Pode ser que você tenha voltado profundamente mudado de uma longa viagem. É claro que viajar muda a todos até certo ponto, mas no seu caso a mudança é mais profunda. Você terá problemas para voltar à sua antiga vida. Pode parecer muito limitante para você. Então, o que você está esperando? Mude isso! Previsão para 29/10/2025
Se você se sente sufocado pelo seu relacionamento amoroso, se sente que falta tempero ou é muito tradicional, então por que não se libertar? A energia planetária de hoje irá ajudá-lo a transformar até mesmo suas ideias mais malucas em realidade. A partir de hoje, você será solicitado a ser mais decisivo. Previsão para 29/10/2025
Você conheceu algumas pessoas estranhas que influenciaram muito sua atitude em relação ao casamento ou parceria. Algumas pessoas têm empurrado você para mais liberdade. Essas pessoas foram influenciadas pelos alinhamentos planetários, mas não é por isso que vocês precisam ser assim. A liberdade ou a falta dela é completamente subjetiva. Previsão para 29/10/2025
Se você deseja modificar algo em sua vida diária, faça-o agora. A energia planetária está lhe dizendo que chegou a hora de fazer mudanças concretas. Quer a mudança que você procura seja em casa ou no trabalho, física ou emocional, não tenha medo de perturbar seriamente o status quo da sua vida. Previsão para 29/10/2025
A mudança planetária provavelmente será imperceptível hoje, mas você terá vários meses para entender como essa mudança irá impactá-lo. Você perceberá que sente uma forte necessidade de liberação. Talvez você precise se libertar das amarras do seu grupo. Mudança e inovação estão no ar! Previsão para 29/10/2025