Dólar hoje 5,681
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Brasil
Postada em 24/04/2025 17:12 | Por Todo Segundo com Agências

Desaprovação ao governo Lula atinge maior nível desde início do mandato

Segundo o Paraná Pesquisas, 57,4% dos brasileiros desaprovam a atual gestão
Desaprovação ao governo Lula atinge maior nível desde início do mandato - Foto: Reprodução

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o maior nível desde o início do terceiro mandato. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, 57,4% dos brasileiros desaprovam a atual gestão. Já os que aprovam somam 39,2%, enquanto 3,4% não souberam opinar.

Os dados mostram uma tendência de queda na popularidade do presidente. Em janeiro, a desaprovação era de 50,4%, ou seja, houve um crescimento de 7 pontos percentuais em apenas três meses. No mesmo período, a aprovação caiu de 42% para os atuais 39,2%.

Quando questionados sobre como avaliam o desempenho do governo Lula, 36,7% responderam “péssimo”, e 11,3%, “ruim”. Por outro lado, 18,8% classificaram como “bom” e 7,8% como “ótimo”. Para 24,4% dos entrevistados, o governo é “regular”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril, com 2.020 entrevistados em 160 municípios de todas as 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Cenário eleitoral: Lula perde para Bolsonaro em 2026

Além da avaliação de governo, o Paraná Pesquisas também divulgou simulações para a eleição presidencial de 2026. No principal cenário com seis nomes, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 38,5% das intenções de voto, à frente de Lula, que tem 33,3%. Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, com 9,7%.

Mesmo inelegível no momento por decisão do TSE, Bolsonaro aparece como favorito também em eventual segundo turno contra Lula, vencendo por margem semelhante.

Em outra simulação, com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no lugar do marido, a disputa fica tecnicamente empatada: Lula tem 33,7% das intenções de voto, enquanto Michelle aparece com 31,7%. As entrevistas foram feitas presencialmente, nos mesmos dias e locais da pesquisa de avaliação de governo.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram