O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15), sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão.
Diante da urgência da decisão, Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (14). “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.
“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.
De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.
“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse.
Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.
Crise hídrica
O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.
Vice-Presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal,General Hamilton Mourão, durante visita a Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Usina Hidrelétrica de Belo Monte - Foto: Bruno Batista/ VPR
“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou.
Eleição
O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.
Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão.
O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou.
ONS
Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.
Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.
Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24 a março/25 se mostram abaixo da Média de Longo Termo (MLT). “As projeções de Energia Armazenada (EAR) indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcançaria ao final de março de 2025, no cenário superior, 13,8 p.p. acima do armazenamento verificado em março de 2024. No cenário inferior, esta projeção seria de 23,4 p.p abaixo ante o verificado”, acrescentou o Operador.
“No curto prazo, a análise da EAR mostra a continuidade da redução dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses, com a recuperação dos volumes estimada para ocorrer a partir de janeiro de 2025”, afirmou na nota. No entendimento do ONS, o principal desafio identificado pelo órgão até dezembro é o atendimento da ponta de carga, horário em que a demanda atinge seu ponto máximo, que geralmente acontece entre 18h e 20h.
“As projeções indicadas pelos estudos prospectivos são utilizadas para apoiar tomadas de decisões pelo colegiado do CMSE quanto à necessidade da adoção ou permanência de medidas operacionais preventivas com vistas a aumentar a segurança do SIN. O Operador segue acompanhando a situação e os resultados das iniciativas implementadas com o intuito de assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN”, informou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
A tensão pode ser construída hoje a partir de todas as direções, Áries. Todos podem estar operando como parte de uma grande conspiração contra você. Não fique paranóico. Esse cenário provavelmente está longe da verdade da questão. Tente abraçar a mudança e não a trate como um inimigo. As maneiras desatualizadas de fazer as coisas podem atrapalhar o progresso importante em direção ao sucesso. Previsão para 03/07/2025
Espalhe suas idéias para o mundo, Touro. Agora é um ótimo momento para fazer uma longa viagem, ou pelo menos começar a planejar uma. Explore os limites do seu espaço, literal e figurativamente. Junte -se a outros que compartilham uma missão espiritual semelhante. Ao alcançar pessoas novas e diferentes, você pode ter algumas experiências inesquecíveis com o potencial de ter um impacto positivo em sua vida. Previsão para 03/07/2025
Tire um tempo para mudar as coisas da sua vida que precisam restaurar, Gêmeos. Explore suas necessidades emocionais e encontre maneiras de satisfazê -las. Pode ser necessário adotar uma abordagem radicalmente diferente para chegar aonde você precisa ir. Mesmo que as coisas pareçam instáveis ??a princípio, é provável que seja suavizado e seja muito mais confiável eventualmente. Ser um indivíduo. Previsão para 03/07/2025
Hoje pode ser bastante intenso emocionalmente, câncer. Seus maiores presentes podem causar problemas em um dia como este, mas isso não significa que você deve parar de ser você mesmo por um minuto. Há muitas informações importantes a serem trocadas; portanto, permaneça aberto a todas as oportunidades e possibilidades. Conheça o mundo de braços abertos. Previsão para 03/07/2025
Pode ser necessário fazer alguns ajustes mentais distintos para se encaixar na energia do dia, Leo. Tente sintonizar essas energias e ver que tipo de equilíbrio eles podem trazer para sua vida. Esteja mais atento às suas palavras e não diga coisas que você realmente não significa. Seja genuíno em todas as suas interações. Previsão para 03/07/2025
É provável que haja um pouco de tensão hoje em relação à sua posição na sociedade, Virgem. Talvez você esteja enfrentando questões que decorrem do seu envolvimento no coletivo versus seu foco em seus problemas pessoais. Verifique se esses dois aspectos da sua vida estão em equilíbrio. Coisas inesperadas podem sair da madeira para mantê -lo alerta. Previsão para 03/07/2025
Hoje, há um pouco de rigidez no ar que pode deixar você sentindo como se estivesse batendo na cabeça com tudo o que entra em contato, Libra. Tente não ficar muito dobrado se as pessoas discordam de suas opiniões. As pessoas precisam de seu espaço, e as emoções estarão operando em um nível bastante alto. Considere isso durante todos os seus encontros. Previsão para 03/07/2025
Suas emoções podem surpreendê -lo hoje à medida que problemas inesperados surgem do nada, Escorpião. Reserve um tempo para suavizar as rugas em seu plano de ataque atual em relação ao seu envolvimento com o mundo. Uma abordagem egocêntrica criará barreiras entre você e aqueles que você deseja se aproximar. Considere como suas ações afetam aqueles que você ama e faça os ajustes necessários em sua abordagem. Previsão para 03/07/2025
Você pode se perguntar o que é todo o barulho hoje, Sagitário. As pessoas podem estar tudo funcionando com nada. Não seja absorvido no melodrama. Defina o recorde e traga a verdade como você o vê. Não deixe que os outros se escondam atrás das fachadas e não façam o mesmo. É importante que todos estejam cientes de como você se sente. Previsão para 03/07/2025
Hoje é um dia maravilhoso e produtivo para você, Capricórnio. Não monopolize o holofotor. Deixe que outras pessoas sintam que estão sendo ouvidas também. Você pode ter problemas se sua cabeça ficar muito grande ou sua atitude muito teimosa. As opiniões serão fortes, então dê às pessoas espaço para expressar suas próprias. Eles apreciarão sua paciência e tolerância. Previsão para 03/07/2025
Afaste -se e deixe alguém tomar as rédeas hoje, Aquário. Confie em outros. Existem muitas mãos úteis por aí para guiá -lo. O mais importante é deixar ir e ter confiança de que outros o direcionarão. Eles vão se você deixar eles. Seu cérebro pode zombar a ponto de você sentir que perdeu o controle. Relaxe sua mente e acalme seus nervos. Previsão para 03/07/2025
Você tem bastante malabarismo em suas mãos hoje, Peixes. As coisas podem voar para você de todas as direções, todas exigindo sua atenção. Dê igual peso às suas necessidades. Você estará em um caminho importante com muita responsabilidade. Não se esquiva de um papel principal. Você tem a diplomacia e a natureza pacífica necessária para ser um líder de sucesso. Previsão para 03/07/2025