No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa. Eles correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Os dados, divulgados na semana passada semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), fazem parte da pesquisa TIC Kids Online 2019, que será lançada na íntegra em junho.
O levantamento é feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Os dados foram solicitados pelo Unicef para medir, em meio à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, quantas crianças e adolescentes estão sem acesso a aulas online e a outros conteúdos da internet que garantam a continuidade do aprendizado.
“A gente está em um momento de crise, uma crise aguda em função da pandemia, que vai ter impacto na vida das crianças e adolescentes, como um todo. Do ponto de vista da educação, a gente está com uma questão séria: o que é preciso fazer para que essas crianças e adolescentes tenham acesso a algum tipo de aprendizagem”, diz o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra.
Segundo Dutra, a pandemia evidencia desigualdades que já são enfrentadas no cotidiano em todo o país. Há escolas que têm infraestrutura adequada e de qualidade, e outras que não, o que já impacta o aprendizado das crianças.
“Com a pandemia, com as escolas fechadas, temos, obviamente, uma situação que é ainda mais aguda. Vemos com preocupação a situação em que nos encontramos e, principalmente, entendemos a necessidade de olhar para uma maneira de garantir o acesso de crianças, adolescentes e suas famílias à internet." É parte da garantia de direitos de crianças e adolescentes, afirmou.
Desigualdade
A pesquisa mostra que, entre aqueles que não têm acesso à internet em casa, alguns conseguem acessar a rede em outros locais, como escolas, telecentros ou outros espaços. Isso antes da adoção de medidas de isolamento social no país. As informações foram coletadas entre outubro de 2019 e março de 2020.
Aqueles que não acessam a internet de nenhuma forma, no entanto, chegam a 11% da população nessa faixa etária. A exclusão é maior entre crianças e adolescentes que vivem em áreas rurais, onde a porcentagem daqueles que não acessam a rede chega a 25%. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual é 21% e, entre os domicílios das classes D e E, 20%.
Em ter os gerais, o acesso cresceu em relação ao último levantamento, de 2018, quando 14% das crianças e adolescentes não navegavam pela rede. As desigualdades regionais e de renda, no entanto, permanecem, diz o coordenador de Projetos de Pesquisas do Cetic.br, Fábio Senne. “Os não usuários estão mais presentes nas regiões Norte e Nordeste e têm vulnerabilidade socioeconômica maior. Essas dimensões permanecem nas pesquisas, nos últimos anos, apesar do aumento constante de usuários."
Mesmo entre aqueles que têm acesso à internet e contam com a rede em casa, a qualidade da conexão não é a mesma. “A gente nota que, mesmo entre os que têm acesso, há diferença em relação à posse de um pacote de dados 3G ou acesso a wi-fi, o que limita o tipo de conteúdo que pode ser acessado”, diz Senne, que acrescenta: “Há variações do ponto de vista da estrutura por regiões, principalmente na região Norte e em áreas rurais, onde é mais difícil, mesmo que se tenha acesso à internet, acessar conteúdos de streaming, que demandam muita quantidade de banda.”
Difculdades
Junto com os colegas, a professora do 2º ano do ensino fundamental Neila Marinho, que leciona em uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro, fez um treinamento para ministrar aulas online e passou a oferecer aos alunos atividades por meio de uma plataforma digital.
Mesmo com todo o preparo, nem tudo sai como o esperado e a conexão, às vezes é uma barreira. Um dos estudantes, por exemplo, está em um local que tem baixa qualidade da internet. “Quando ele entra na sala, a gente tem muita dificuldade para ouvi-lo. Ele fala, e as falas picotam, [a internet] cai e não consegue voltar. Preciso enviar as atividades por mensagem para os avós”, conta Neila.
Sem wi-fi em casa, a trabalhadora autônoma Letícia Gomes, moradora do Complexo do Alemão, no Rio, divide com o filho, Marcos, que está no 3º ano do ensino fundamental, o pacote de dados do próprio celular. “Ter um computador ia ser muito melhor, principalmente por conta da leitura. Ler no celular é muito ruim”, diz.
Cumprindo as regras de isolamento social e ficando em casa, Letícia reserva um momento do dia para fazer as tarefas com o filho. “A professora envia matérias via Whatsapp e publica no Facebook. A gente tem que auxiliar a criança a fazer. Alguns conteúdos são difíceis de entender”, diz. Letícia conta que fica disponível para tirar dúvidas por mensagem.
Alternativas
No final do mês passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizou, em parecer, a oferta de atividades não presenciais em todas as etapas de ensino, da educação infantil até o ensino superior.
Pelo parecer, as atividades não presenciais podem ser ofertadas por meios digitais, ou não. Podem ser ministradas, por exemplo, por meio de videoaulas, de conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem e pelas redes sociais, entre outros. As atividades podem também ser oferecidas por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de materiais didáticos impressos e distribuídos aos alunos, pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados em materiais didáticos.
O CNE diz que é preciso, em cada localidade, observar a realidade das redes de ensino e os limites de acesso dos estabelecimentos de ensino e dos estudantes às diversas tecnologias disponíveis, na hora de definir as estratégias educacionais para o período da pandemia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Bem-vindo a mais um grande dia, Áries. A energia dos aspectos do dia é positiva e encorajadora quando se trata de comunicação e interação com outras pessoas. Por que não aproveitar isso? Reúna-se para visitar amigos e familiares e divirta-se. Considere convidar pessoas para um jogo ou jantar. Até um potluck pode ser muito divertido. Você trabalha duro o tempo todo, então jogue duro hoje! Previsão para 04/02/2026
Você pode estar realmente interessado em sair e fazer algo hoje, Touro. E por que não? Não deve ser muito difícil telefonar para alguns amigos e combinar um encontro à noite. Ou talvez você possa consultar a página de eventos do jornal local e ver se está acontecendo uma reunião ou palestra da qual você gostaria de participar. Existe algum lugar que você ficou curioso e queria visitar? Se sim, vá lá hoje e confira. Aproveite ao máximo o seu tempo! Previsão para 04/02/2026
Considere canalizar suas inspirações filosóficas para alguma escrita criativa, Gêmeos. Você certamente irá gostar deste tipo de atividade. Mesmo que você não tenha explorado isso antes, não há dia melhor do que hoje para experimentar. Por que não começar um diário se ainda não o fez? Isto dará às suas ideias um lugar para incubar e pode tornar-se um ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada. Ou você pode tentar poesia e ficção. Previsão para 04/02/2026
Você pode sentir necessidade de algum tempo para si mesmo hoje, Câncer. E por que não aceitar? Provavelmente, você está cercado por outras pessoas a maior parte do tempo e, quando não reserva um tempo para ficar sozinho com seus pensamentos e sentimentos, isso pode ser prejudicial para você. Cuidar do seu bem-estar emocional é fundamental, pois você tem uma natureza profundamente sensível. Com atividade contínua ao seu redor, não há tempo para se conectar com essa parte de você. Arranje tempo hoje. Previsão para 04/02/2026
Hoje você pode querer seguir seu próprio caminho, independentemente do que outra pessoa queira, Leo. Sua independência é muito importante para você. No entanto, poderá ser necessário chegar a um acordo para evitar conflitos graves. Considere dividir o seu dia para permitir os desejos das pessoas próximas a você e ter tempo para você. Se você não consegue fazer com que os outros entendam por que você quer ficar sozinho, esta pode ser a melhor solução. Previsão para 04/02/2026
Hoje você pode estar com vontade de sair em uma aventura ou visitar alguém, Virgem. Quando foi a última vez que você tirou um dia para algo assim? Provavelmente já faz muito tempo. Você não apenas vai gostar, mas outras pessoas também ficarão maravilhadas em passar algum tempo com você. Quer você faça as malas com toda a família ou saia sozinho, aproveite a oportunidade para visitar um novo lugar ou se conectar com pessoas que você não vê há algum tempo. Previsão para 04/02/2026
O pensamento sério e a comunicação serão aprimorados hoje, Libra. De qualquer forma, essas são qualidades fortes para você e, com esse impulso adicional, você precisará de um lugar para se expressar. Se você começou um diário, esta pode ser uma excelente saída. Conversar com outras pessoas é outra. Se houver problemas ou preocupações que o estejam incomodando, considere reunir-se com as pessoas envolvidas e expor o que você está pensando. É um dia perfeito para resolver as coisas. Previsão para 04/02/2026
Você pode se sentir obrigado a fazer algo que simplesmente não quer fazer hoje, Escorpião. Talvez você tenha feito uma promessa de cuidar de um projeto ou alguém próximo a você decidiu que é o dia de resolver algo específico. De qualquer forma, se você não se sentir confortável em seguir adiante, comunique isso a essa pessoa. Sua capacidade de se expressar e ser compreendido é potencializada com a energia deste dia. O reagendamento pode ser muito melhor do que qualquer ressentimento potencial. Previsão para 04/02/2026
Você pode descobrir que alguém próximo a você, talvez um membro da família, precisa de uma ajuda hoje, Sagitário. Também há boas chances de que ele ou ela não peça ajuda por orgulho. Não deixe que isso o impeça, no entanto. Se você reconhecer uma situação em que possa ajudar, vá em frente. Não espere por um convite ou solicitação. Simplesmente controle as circunstâncias e faça o que puder. Seus esforços serão apreciados e você sairá com a sensação de que pode fazer a diferença. Previsão para 04/02/2026
Quando foi a última vez que você usou papel e caneta, Capricórnio? Nesta era dos computadores, o teclado praticamente substituiu essas ferramentas maravilhosas. Da mesma forma que caminhar proporciona muito mais do que ar fresco, o valor cinestésico do movimento rítmico de escrever com uma caneta é muito mais calmante e até curativo do que a maioria imagina. Mover a mão pela página pode ser bom e desbloquear lugares dentro de você que não são acessados ????pela digitação. Experimente hoje. Previsão para 04/02/2026
O dia de hoje pode trazer um grande senso de empatia e compreensão, Aquário. Com isso, a comunicação verbal também tem mais chances de ser eficaz. Considere aproveitar essa energia fazendo questão de conversar sobre quaisquer problemas ou questões que você tenha com outras pessoas em sua vida. Se eles não moram com você, pense em ir visitá-los ou ligar para eles para resolver as coisas. Se não houver nada urgente, procure expressar seu afeto pelas pessoas mais próximas, dizendo-lhes diretamente o que elas significam para você. Previsão para 04/02/2026
Não se surpreenda se sua mente estiver a mil quilômetros por minuto hoje, Peixes. A desaceleração provavelmente escapará de você e você terá que encontrar um meio ou outro para expressar o que está passando pela sua cabeça. Os aspectos hoje emprestam muito à comunicação. Talvez conversar sobre seus escritos ou ideias com alguém cuja visão você valoriza resolva o problema. Até mesmo rabiscar pode lhe dar um lugar para colocar seus pensamentos. Explore essas atividades hoje. Previsão para 04/02/2026