Dólar hoje 6,079
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 03/11/2019 09:49 | Atualizada em 03/11/2019 11:15 | Por Todo Segundo

UPA de Palmeira dos Índios passa a ser gerida pela prefeitura

Prefeitura e Instituto IDAB trabalham na composição de comissão técnica para transição da UPA sem interrupção dos serviços
Município assumirá gestão da UPA de Palmeira nas próximas semanas - Foto: Arquivo / Todo Segundo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Veloso Pimentel Canales, de Palmeira dos Índios, passará a ser gerida pelo município. A UPA deixará de ser administrada pelo Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) e terá gestão própria nas próximas semanas.

Em nota, a assessoria da prefeitura explica a necessidade de rescindir o contrato e fazer gestão direta, como já ocorre em outros municípios, pois o valor do contrato com a empresa que fazia a administração da unidade foge da capacidade financeira municipal, devido às quedas na receita, inclusive sem qualquer chance de reajuste como já foi antecipado pelo Instituto IDAB.

Ainda segundo a nota da assessoria da prefeitura, com a gestão própria, o município vai economizar, ao menos, 1 milhão de reais por ano nos cofres municipais. Isso significa mais recursos para investir e organizar melhor os serviços da unidade que é responsável pelo atendimento de urgência e emergência de toda a 8ª região de saúde.

A UPA de Palmeira dos Índios é mantida com recursos das três esferas de governo. O custeio é dividido em 50% para o Ministério da Saúde, 25% para o Estado e 25% para o Município.


Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que retomará a administração direta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Veloso Pimentel Canales, a partir das próximas semanas. O motivo é que o valor do contrato com a empresa que fazia a administração da Unidade foge da capacidade financeira municipal, devido às quedas na receita, inclusive sem qualquer chance de reajuste como já foi antecipado pelo IDAB, responsável pela gestão.

Os repasses da Unidade de Pronto Atendimento transcorrem conforme cronograma dos entes federados, mas a prefeitura tem encontrado grandes dificuldades para manter a contrapartida do município no valor acordado pela empresa. Neste caso, explica-se a necessidade de rescindir o contrato e fazer gestão direta, como já ocorre em outros municípios.

No entanto, e diante dos fatos tripudiados nas redes sociais, e como um troféu pela oposição e por aqueles e aquelas que querem tomar a prefeitura na marra, asseguramos que vamos manter os serviços em pleno funcionamento e sem qualquer prejuízo à população. A equipe de transição já está sendo preparada para manter sem interrupção a continuidade dos serviços.

Com a gestão própria, o município vai economizar, ao menos, 1 milhão de reais por ano nos cofres municipais. Isso significa mais recursos para investir e organizar melhor os serviços. A UPA de Palmeira é responsável pelo atendimento de urgência e emergência de toda a 8a região de saúde, mas foi fechada no fim de 2016 e reaberta no início de 2017.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram