Dólar hoje 5,273
20° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 11/11/2025 22:42 | Atualizada em 11/11/2025 22:46 | Por Assessoria

Ufal vai oferecer graduação em Inteligência Artificial no próximo Sisu

Curso será noturno para atender a uma demanda social
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai oferecer graduação em Inteligência Artificial - Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu um passo importante na área de tecnologia e inovação ao aprovar, esta semana, o curso de graduação em Inteligência Artificial, vinculado ao Instituto de Computação (IC). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) após aprovação em regime de urgência.

A iniciativa do curso é resultado de uma indução do Ministério da Educação (MEC), dentro do contexto do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que tem vigência de 2024 a 2028. O PBIA destaca a participação da Ufal na construção do documento, especialmente na área de inteligência artificial aplicada à educação, sendo citada várias vezes ao longo do plano.

De acordo com o diretor do IC, Davi Bibiano, o MEC entrou em contato com a Ufal manifestando o interesse na oferta de novos cursos voltados para a temática de Inteligência Artificial, atendendo a uma das metas do plano nacional. Como parte do processo, uma consulta foi realizada com a comunidade acadêmica do IC, por meio de formulário eletrônico, obtendo a maioria de docentes, técnicos e estudantes favorável à oportunidade.

“A gente teve menos de um mês para preparar o PPC [Projeto Pedagógico de Curso], junto com a Prograd, que nos ajudou bastante na revisão do documento. E a gente submeteu à plenária do IC, que foi aprovado por unanimidade a criação do curso. Pedimos um regime de urgência para tratar isso direto no Consuni porque, por determinação do MEC, o curso já teria que iniciar agora no Sisu de janeiro. Então a gente precisa cadastrar o curso ainda esse mês”, explicou Bibiano, destacando que a celeridade no processo só foi possível porque o IC já tem ações voltadas à IA e pesquisadores capacitados na área.

O diretor destacou ainda que, por determinação do MEC, o curso será oferecido no período noturno, atendendo a uma demanda social de inclusão e acessibilidade. ”A gente tem a promessa de ter novas vagas de docente e recursos para melhorar a nossa infraestrutura”, acrescentou Davi Bibiano.

O início das aulas está previsto para o semestre letivo 2026.1 e a parceria também contempla recursos adicionais para garantir uma formação de qualidade na área de inteligência artificial, que é uma das mais promissoras e demandadas atualmente.

O Consuni aprovou o novo curso representando um avanço estratégico para a Ufal, alinhado às diretrizes do PBIA e às necessidades do mercado, posicionando a Universidade como uma referência no ensino e na pesquisa em inteligência artificial no Brasil, dentro de um Instituto que já é consolidado e bem avaliado. Uma comissão foi criada para ajudar na revisão do Projeto Pedagógico do Curso antes de finalizar o processo para submeter ao MEC e cadastrar no Sisu.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram