Dólar hoje 5,471
18° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 02/09/2025 16:32 | Por Todo Segundo com Ascom

Tia Júlia nomeia gestores da primeira Secretaria dos Povos Originários

Cacique Selmo e o líder quilombola Elson Paulino foram escolhidos para conduzir a nova pasta
Prefeita Tia Júlia nomeia gestores da primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais - Foto: Ascom

A prefeita de Palmeira dos Índios, Tia Júlia (MDB), nomeou nesta terça-feira (2) os gestores da recém-criada Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, a primeira do tipo em Alagoas e uma das poucas em funcionamento no Brasil. A nova pasta será comandada pelo cacique Xucuru-Kariri Selmo, da Aldeia Coité, enquanto a função de assessor especial ficará sob responsabilidade do quilombola Elson Paulino, liderança da comunidade Tabacaria.

A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, reuniu a vice-prefeita Sheila Duarte (PT), secretários municipais, representantes de comunidades indígenas e quilombolas, além de familiares dos nomeados. O clima foi de emoção e reconhecimento pelo espaço inédito conquistado pelos povos tradicionais na gestão municipal.

Em seu discurso, o cacique Selmo afirmou que sua atuação será voltada a toda a população palmeirense, e não apenas aos povos originários e quilombolas.— Agradeço ao secretário de Estado Júlio Cezar, à prefeita Tia Júlia e à vice-prefeita Sheila por este momento tão importante para todos nós. A nossa Secretaria estará à disposição do povo de Palmeira dos Índios. Eu e o Elson daremos o nosso melhor para ajudar a todos e não só a indígenas e quilombolas — destacou.

A prefeita Tia Júlia ressaltou o caráter histórico da criação da pasta e disse que a posse oficial dos novos gestores será realizada em breve. — Este é um momento histórico para o município, que passa a assumir um papel pioneiro na valorização e defesa das tradições e dos direitos das comunidades originárias e tradicionais. Com esta conquista, reafirmamos o nosso compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e quilombolas, garantindo que suas vozes, culturas e saberes sejam respeitados. Em breve, anunciaremos a data da posse destes novos gestores — afirmou.

Com a iniciativa, Palmeira dos Índios passa a se destacar no cenário estadual como referência em políticas públicas voltadas para a inclusão e reconhecimento das comunidades tradicionais, abrindo espaço para que suas pautas sejam institucionalmente representadas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram