Dólar hoje 5,768
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 13/02/2025 16:55 | Por Assessoria

Sesau promove treinamento Sobre Triagem Neonatal em Palmeira

Capacitação reforça a importância da coleta correta do Teste do Pezinho para garantir diagnósticos precoces
Sesau promoveu treinamento Sobre Triagem Neonatal em Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (13), um treinamento voltado para profissionais da Estratégia de Saúde da Família, da VIII Região de Saúde de Alagoas. A capacitação, realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, teve como foco a triagem neonatal, especialmente a correta coleta do Teste do Pezinho, exame essencial para detectar precocemente doenças em recém-nascidos.

Durante o treinamento, os participantes, em sua maioria técnicos de enfermagem e enfermeiros, aprenderam técnicas adequadas para a coleta de sangue do calcanhar do bebê, um procedimento que exige precisão para garantir resultados confiáveis.

O Teste do Pezinho é fundamental para identificar condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e doença falciforme. Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas de forma eficaz, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida das crianças.

De acordo com, o assessor da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) da Sesau, Lucas Lucena, a capacitação faz parte de uma iniciativa maior para fortalecer a triagem neonatal em todo o Estado.

“Estamos dando início aos treinamentos do Teste do Pezinho, com o intuito de capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde [UBSs] sobre a coleta e os fluxos da Triagem Neonatal no Estado, iniciando pela VIII Região de Saúde de Alagoas. Haverá mais treinamentos ao longo do ano, contemplando todas as Regiões do Estado, para garantir a capacitação completa dos profissionais envolvidos”, explicou.

Com essa iniciativa, segundo Lucas Lucena, a Sesau reforça seu compromisso com a saúde infantil, garantindo que mais bebês tenham acesso a diagnósticos precisos e tratamentos oportunos desde os primeiros dias de vida.

“A triagem neonatal, realizada por meio do Teste do Pezinho, é fundamental, porque faz o diagnóstico em tempo oportuno várias doenças que, se tratadas logo nos primeiros dias de vida, podem evitar que as crianças apresentem sequelas, muitas delas irreversíveis”, frisou o assessor da Sumca/Sesau.

Teste do Pezinho

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes no Sistema Único de Saúde (SUS). São os chamados exames de triagem neonatal, e um deles é o Teste do Pezinho.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a coleta de sangue para a realização do Teste do Pezinho acontece em UBSs e em maternidades cadastradas por todo o país, e deve ser realizada, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.

É fundamental ter atenção a esse prazo, pois quanto mais cedo forem identificadas as doenças, melhores são as chances de tratamento.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram