Por todo o mundo, as evidências, os fatos e os números confirmam: o isolamento social é a maneira mais eficaz de desacelerar a velocidade de contágio em massa pelo covid-19 (novo coronavírus). Somente com medidas restritivas de circulação e confinamento é possível achatar a chamada curva de transmissão, evitar o colapso na rede pública de saúde e, consequentemente, diminuir o número de casos fatais.
Em Alagoas, ao menos por enquanto, a recomendação é a mesma. O Governo do Estado prorrogou o decreto de isolamento social por mais oito dias a partir desta segunda-feira (30). Para o médico Fernando Maia, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia e integrante do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Covid-19 em Alagoas, “a decisão mais sensata no momento é esperar mais uma ou duas semanas para observar o comportamento da epidemia”.
Em entrevista exclusiva, o infectologista reitera a importância da quarentena e dos cuidados com a higiene pessoal, explica porque ainda é cedo para fazer previsões sobre o contágio em Alagoas e não descarta a hipótese de o vírus ter um comportamento diferenciado em localidades de clima mais elevado.
Por que o isolamento social e a quarentena são, em conjunto com os cuidados de higiene pessoal, a maneira mais eficaz de lidar neste momento com o novo coronavírus?
Porque evita as duas principais maneiras de contágio do vírus, que são a respiratória e o contato direto das mãos contaminadas com os olhos, nariz e boca.
Além de seguir as orientações de higiene pessoal e confinamento social, quais são as recomendações para o cidadão diante do discurso que minimiza a letalidade e as devastadoras consequências sociais provocadas por uma epidemia de covid-19?
Nesse momento, a gente precisa ter muita calma. E ler atentamente o que está sendo colocado. Os estudos mostram claramente que o isolamento é necessário e vital para evitar o avanço da epidemia. Agora, há a discussão sobre o chamado isolamento horizontal – que é quando você coloca todo mundo isolado –, que na prática é muito difícil de ser efetivado, a não ser quando se usa a força do Estado para obrigar as pessoas a ficarem em casa. Ou o isolamento vertical que, se for bem feito e bem orientado, funciona bem também. Há exemplos de países do mundo que adotaram o isolamento vertical. É o caso do Japão, de Israel e da Coreia do Sul. Por lá, deu certo. Mas como deu certo? Eles testaram muita gente. A gente não conseguiu e nem vai conseguir fazer isso aqui no Brasil. Então, adotar o modo de isolamento vertical, no meu entendimento, vai ser muito difícil.
Mas a recomendação é para prorrogação do decreto ou já se estuda flexibilizá-lo?
Pra já, devem ser feitas as duas coisas. Inicialmente o decreto de isolamento deve ser prorrogado. E deve começar a ser flexibilizado para o setor privado. Não se deve abrir de uma vez para todo mundo, e sim aos poucos. O grande mistério é a gente saber quando dá pra fazer isso. Como é uma epidemia de uma doença respiratória causada por um vírus novo, tudo é muito dinâmico, tudo muda de um dia para o outro. A gente tem algumas expectativas em relação ao vírus. Aqui no Nordeste, provavelmente o número de casos deve aumentar agora entre abril e maio, que é a época de nossas viroses respiratórias de sempre. O coronavírus é mais uma que vai chegar aí pelo meio de campo. Mas a gente não sabe se vão ser muitos casos, poucos casos ou milhares de casos. A gente não sabe. Temos que estar preparados para todos os cenários que vêm por aí. E a partir dessa observação, a gente vai analisar e saber se é possível tirar a quarentena – ao menos parcialmente – ou se vamos esperar mais algum tempo. Não temos essa resposta ainda.
Como o senhor avalia as posturas e as atitudes contrárias às recomendações de quarentena?
É uma situação muito delicada, muito difícil. 40% da população brasileira trabalham de forma autônoma, não têm renda fixa e nem seguridade social. Numa situação assim, em que fica tudo parado, realmente é muito complicado. Se você deixa as pessoas em casa para não morrer do coronavírus, elas morrem de fome ou de outra coisa. Se você deixa ir para a rua para trabalhar, corre o risco de pegar coronavírus de forma grave. Realmente, é uma situação muito difícil de decidir. Qualquer decisão tem pontos positivos e pontos negativos. Cabe analisar e pesar o que tem sido feito pelo mundo. Nós temos certa vantagem nesse aspecto porque a nossa epidemia está começando agora. Nós já sabemos o que aconteceu na China, na Itália, na Espanha, na Austrália e em outros países. A gente mais ou menos sabe como o vírus se comportou por lá. A gente pode fazer alguma estimativa por aqui. Podemos copiar coisas que deram certo em alguns lugares e não copiar o que deu errado. Mas como é um vírus e um vírus mutante – há inclusive evidência que ele sofreu novas mutações nesse período –, não temos certeza de nada. Sem dúvida, é uma decisão muito difícil para quem está em qualquer esfera governamental porque é decidir sobre algo ainda desconhecido. A medida mais sensata é esperar mais uma semana ou duas semanas para a gente observar o comportamento da epidemia. O momento pede cautela.
Então ainda é cedo para afirmar se iremos nos deparar com um cenário tão dramático vemos na Espanha, na Itália e no Irã e em outros países?
Exatamente. A gente não sabe como o vírus vai se comportar por aqui. Até agora, temos vistos muitos casos com morte, mas todos em locais com clima mais frio que o nosso. A temperatura média na Itália, na França e na Espanha fica entre 8°C e 15°C. Aqui faz 30°C na sombra. O que a gente sabe sobre outros vírus respiratórios é que eles não costumam causar tantos casos por aqui porque a temperatura não é favorável ao vírus. A gente espera e está torcendo para que o comportamento do coronavírus seja parecido. Novamente, é importante dizer: é um vírus novo. A gente não conhece o comportamento dele ainda. Pode ser que ele surpreenda desfavoravelmente. Pode ser que tenhamos muitos casos e até estado de calamidade. Não dá para fazer essa previsão ainda. Os casos estão apenas começando por aqui. Só com o tempo, a partir da observação da dinâmica da epidemia, é que poderemos saber com mais certeza.
O senhor integra o chamado Grupo Técnico de Enfrentamento ao Covid-19 em Alagoas, composto por médicos e infectologistas que atuam na rede estadual e privada. Quais os objetivos e como ocorre a atuação?
Sim, eu faço parte do grupo, que serve para dar suporte técnico-científico em relação ao vírus para as autoridades de saúde do Estado e para o governador, que é quem tem o poder de decidir sobre essa questão. O objetivo é fornecer assessoramento ao governador para que ele possa tomar as medidas baseado na melhor informação possível.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Não tente encontrar respostas hoje, Áries, porque provavelmente acabará se sentindo frustrado. Quanto menos você tentar forçar sua vontade sobre os outros, mais descobrirá que as coisas acontecem automaticamente do seu jeito. Hoje não se trata de encontrar soluções para problemas. É aproveitar o que você já aprendeu e realizou. Mantenha as coisas leves. Previsão para 18/01/2025
Deixe seu lado infantil sair e brincar hoje, Touro. Seus sonhos estão com força total, então deixe-os mostrar o caminho. Desfrute de conversas alegres com amigos sobre os filmes ou romances mais recentes. Você pode querer fazer compras ou cortar o cabelo. Este é um bom dia para melhorar sua aparência geral. Você tem um olhar muito mais apurado para o estilo em um dia como este. Previsão para 18/01/2025
Faça uma pausa na rotina e saia dos caminhos tradicionais, Gêmeos. Este é um dia para avançar com ideias e sonhos, em vez de compromissos e respostas. Questione as coisas e debata os fatos. Divirta-se faça o que fizer. Este é o dia perfeito para sair e empinar pipas com seus amigos. Todas as atividades em grupo são fortemente favorecidas. Você não pode errar ao conversar sobre os últimos acontecimentos da sua vida. Previsão para 18/01/2025
Pode parecer que algo de repente se encaixou para você hoje, Câncer, porque você encontrou a peça que faltava em um quebra-cabeça no qual estava trabalhando. As respostas podem ser sutis, mas estão lá. A fantasia e uma atitude lúdica o levarão até eles sem esforço. Divulgue suas ideias para o mundo e incentive outras pessoas a participarem de seus sonhos. Previsão para 18/01/2025
As coisas podem parecer surreais hoje, Leo, então não leve muito a sério a conversa dos outros. Este é um dia para estender a mão e tocar alguém, então pegue o telefone. É um bom dia para compartilhar seus sonhos, por mais improváveis ??que pareçam. Outros podem olhar para você como se você tivesse três cabeças, mas contanto que você seja honesto consigo mesmo, não há razão para ter vergonha de compartilhar. Previsão para 18/01/2025
Você pode achar difícil adotar uma abordagem realista de suas emoções hoje, Virgem. Uma questão delicada pode afetá-lo, fazendo com que você se sinta perdido na maneira como se relaciona com os outros. Você pode considerar deixar outra pessoa assumir a liderança pelo menos uma vez, permitindo que você recupere o equilíbrio antes que a próxima decisão seja tomada. Previsão para 18/01/2025
Questione a validade de qualquer coisa com a qual você entre em conflito hoje, Libra. Você pode descobrir que as pessoas agem com base em informações incompletas e que o estão acusando falsamente de algo que você não disse ou fez. Trabalhe para trazer harmonia à situação, chegando à verdade e ajudando a divulgar as verdadeiras motivações. As palavras podem estar carregadas de emoções fortes, então seja gentil. Previsão para 18/01/2025
Hoje é um ótimo dia para você. Você deve desfrutar de muitas conversas divertidas, Escorpião. É provável que a fantasia desempenhe um papel importante nos eventos, e você pode sonhar acordado enquanto caminha pela rua. Não se preocupe com a realidade se não for necessário. É muito melhor manter o tom leve e divertido. Aproveite o seu mundo de fantasia e sinta-se à vontade para convidar outras pessoas para entrar nele. Previsão para 18/01/2025
Pode haver um elemento bastante confuso no dia, Sagitário. Você se sente tentado a agir, mas algumas peças parecem estar faltando. Pode ser difícil tomar uma decisão, já que você não tem o panorama completo diante de você. É melhor passar o dia ao ar livre com um grupo de amigos, em vez de tentar tomar decisões ou compromissos importantes na vida. Previsão para 18/01/2025
Seja a estrela do seu próprio filme e tenha orgulho do papel que desempenha, Capricórnio. Você pode acabar assumindo muitos personagens diferentes, dependendo do seu humor no momento. Há um brilho especial em seus olhos que você deve compartilhar abertamente com outras pessoas. Não se sinta apressado para chegar a lugar nenhum. Você já chegou. Divirta-se na companhia de quem você ama. Previsão para 18/01/2025
Faça uma pausa na sua rotina diária e saia da esteira hoje, Aquário. O mundo vai girar sem você por um dia, então desligue-se por um tempo. Lembre-se de que qualquer caminho que você seguir será o certo. O arrependimento é uma emoção inútil. Nem se preocupe com isso. Aproveite o dia atual e todas as pequenas alegrias que ele tem a oferecer. Comunique seus sonhos e equilibre as coisas. Previsão para 18/01/2025
As coisas estão fluindo do seu jeito, Peixes, e você deve sentir muito prazer na companhia de outras pessoas. Pode haver um elemento de fantasia sobre o dia que faz com que você perca a noção do tempo e do espaço. Não se preocupe em se conectar com a realidade se não for necessário. Vá a um museu de arte ou assista a uma apresentação de dança. Veja um filme e vá ao seu restaurante favorito. Previsão para 18/01/2025