Dólar hoje 6,014
21° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 10/12/2020 15:26 | Atualizada em 10/12/2020 15:29 | Por Davi Salsa / Assessoria

Projeto de atendimento domiciliar do HE do Agreste já acolheu mais de mil famílias

Equipe multidisciplinar também realizou mais de 50 viagens às residências dos pacientes
Paciente atendida pelo programa Preparando a Volta para Casa antes da pandemia da Covid-19 - Foto: Assessoria

Idealizado com o propósito de preparar a adaptação do ambiente familiar à rotina e às novas necessidades do paciente que sofreu algum tipo de lesão grave ou funcional, o projeto Preparando a Volta para Casa já atendeu 1.020 famílias no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

A equipe multidisciplinar acompanha o paciente mesmo depois de completada a evolução clínica, para que o indivíduo tenha assegurado um cuidado humanizado em sua residência.

Segundo revela a coordenadora do projeto, a psicóloga Mônica Leal, foram atendidos 928 pacientes sequelados graves, com problemas neurológicos, ortopédicos e com sequelas emocionais e com vulnerabilidade social.

Ela explica que foram produzidos 65 relatórios ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), vinculado ao Programa Saúde da Família (PSF) , sendo a maioria deles encaminhadas para receber assistência.

A equipe multidisciplinar também realizou mais de 50 viagens às residências dos pacientes, com ações e contatos com as Secretarias Municipais de Saúde, Obras, Educação e Assistência Social.

“Toda equipe está de parabéns e vale salientar o apoio da Gerência Geral do hospital e a receptividade dos familiares e pacientes, que se sentem mais seguros com todo o nosso acompanhamento”, frisou Mônica Leal.

O projeto Preparando a Volta para Casa ainda realiza quatro campanhas periódicas no ano, como o Janeiro Branco, Maio Amarelo , Agosto Lilás e Setembro Amarelo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Procuradoria da Justiça, IAB, Ministério Público Estadual (MPE), universidades e outras instituições.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram