Dólar hoje 6,181
25° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 31/12/2024 00:17 | Atualizada em 31/12/2024 00:56 | Por Assessoria

Prefeito Júlio Cezar inaugura 16 unidades habitacionais na aldeia Monte Alegre

A obra foi executada com próprios próprios do Tesouro Municipal, no valor de R$ 1.200.000
Prefeito Júlio Cezar inaugurou 16 unidades habitacionais na aldeia Monte Alegre - Foto: Assessoria

Mais do que políticas públicas, o governo Júlio Cezar levou, nestes últimos oito anos, dignidade e alegria para muitas famílias. Uma dessas ações foi vista nesta segunda-feira (30), na aldeia indígena Monte Alegre. O prefeito Júlio Cezar entregou 16 unidades habitacionais aos indígenas e tirou adultos e crianças das antigas casas de taipa. No local também foi implantada a iluminação em LED.

A Prefeitura de Palmeira dos Indios, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e de Serviços Públicos e Convívio Urbano, trabalhou na construção dos imóveis que possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área, além de sistema de água e energia elétrica. “Vivíamos muito tristes, mas agora estamos muito felizes. Agradecemos a Deus, primeiramente, e em seguida a todos os que estão envolvidos nesta obra. Principalmente ao prefeito, que foi o causador de tudo”, disse a Cacica Luciana Canabrava.

A líder da aldeia completou. “Agradecemos ao prefeito por sempre abrir as portas para nós. Ele foi mais do que um gestor, foi um amigo nos momentos mais difíceis das nossas vidas. Nunca vamos esquecer, enquanto vidas tivermos, do que o senhor fez por nós”, garantiu Estácia Canabrava.

O Instituto Habitar, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União, o Governo de Alagoas, FUNAI e a Equatorial foram parceiros importantes para que o trabalho fosse realizado. “O projeto foi da prefeitura e fomos o executor. Não conheço prefeito no Nordeste que tenha tirado dinheiro do orçamento para construir casas. O prefeito Júlio Cezar sai na frente por este motivo e pela efetivação das políticas públicas implantadas aqui”, destacou o diretor-presidente do Habitar João Rafael Moraes.

A obra foi executada com próprios próprios do Tesouro Municipal, no valor de R$ 1.200.000. Também será feito a reativação do poço artesiano do local, com a implantação de energia, através de placas solares, em parceira com o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos. “Quando sonhamos juntos, o sonho se torna realidade. Parabenizo a todos os parceiros por tirar essas pessoas da precariedade. Este povo terá, agora, uma casa própria, construída com recursos próprios da prefeitura. Precisamos de pessoas assim, que cuidem do nosso povo, sem medir esforços, a exemplo do prefeito Júlio Cezar. E o nosso compromisso com esta aldeia continua”, afirmou a prefeita eleita Tia Júlia.

A secretária de Estado da Mulher, Direitos Himanos e Cidadania relatou a importância deste dia. “Hoje, o dia é dos povos indígenas, de festa e de alegria. É um momento de celebrar. Na época das chuvas, viemos aqui e vi a Anastácia, embaixo da árvore, estava chorando, por causa das condições em que viviam. O Júlio me representa, pois o olhar dele é diferente. Espero que consigamos trazer creche, UBS e olhar para os indígenas com o olhar diferenciado como o Júlio fez, que está fechando o mandato com chave de ouro”, ressaltou Maria Silva.

O procurador da República Eliabe Soares relatou como foi a primeira vez em que visitou a aldeia. “A primeira vez que estive aqui foi no ano passado, em pleno inverno, com muita chuva e frio. Saímos daqui emocionados com o relato da comunidade. As condições eram degradantes e ninguém merecia viver daquele jeito. Mas também saímos motivados a mudar aquela situação. Iniciamos o processo de tratativas e sentimos que a prefeitura tinha interesse nisso. Ao longo desse processo, quero registrar que foi importante todas as parcerias para realização desta obra. Inclusive do prefeito Júlio Cezar”, completou o procurador.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a inauguração das casas da Monte Alegre foi um momento muito aguardado. “Contávamos nos dedos os dias para entregar estas casas. Os governos precisam ter um olhar diferente para as minorias, pois a carga de preconceito é perversa. A política só terá sentido se ela conseguir chegar nos pequenos, nos que estão com fome, nos que não têm casa, aos que sofrem violência. Eles têm de ser priorizados”, destacou o prefeito.

E continuou. “Viemos aqui porque várias forças nos encorajaram, principalmente o doutor Eliabe, que nos emocionou e no tocou. E é por isso que estamos aqui dando essa dignidade aos indígenas, que merecem isso e muito mais”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram