Dólar hoje 6,079
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 27/09/2019 19:00 | Atualizada em 27/09/2019 19:07 | Por José Arnaldo / Assessoria

Luciano Barbosa assina ordem de serviço para construção escola indígena

Unidade será construída da comunidade Serra do Capela em Palmeira do Índios
3ª Escola Estadual Indígena de Alagoas será construída em Palmeira dos Índios - Foto: Thiago Henrique / Assessoria

O esforço realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do secretário Luciano Barbosa foi reconhecido na tarde desta quinta-feira, 26. Com grande emoção dos representantes da comunidade indígena da Serra do Capela, dos povos Wakóna Xukuru-Kariri, na cidade de Palmeira dos Índios, foi assinada a ordem de serviço para a construção da nova estrutura da Escola Estadual Indígena Cacique Alfredo Celestino .

Estiverem presentes na assinatura representantes da empresa licitada para obra, o prefeito da cidade, Júlio Cézar, o secretário da Educação de Palmeira dos Índios, Manassés Soares Filho, a Gerente a 3ª Gerência Regional de Educação (Gere), Claudean Ferro, representantes da comunidade e o Cacique Manoel Celestino, que agradeceu o empenho da Seduc.

A unidade será a terceira escola indígena já construída pelo Estado e conta com quatro salas de aula, sala da direção, cozinha, sala dos professores, biblioteca com laboratório de informática e pátio. Duas unidades já foram construídas nas cidades de São Sebastião e Pariconha. Está prevista a construção de outras unidades em outras.

“É uma reivindicação antiga da comunidade e agora vamos conseguir concretizar. Foram cerca de 15 anos sem investir nas escolas indígenas e, agora, o Governo do Estado vai construir a terceira unidade, sem contar as reformas já realizadas. E vamos continuar em frente”, afirma o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

Conquista – O Cacique Manoel Celestino lembrou que a construção da escola é um sonho antigo da comunidade. “Esse momento é muito importante para a educação, para o índio e para o não índio. Isso é uma das melhores coisas que o Estado está fazendo. O Cacique Alfredo Celestino lutou pela educação de nosso povo e,hoje, o Estado está realizando o sonho do meu pai”, explicou o cacique, que celebrou a assinatura com uma canção indígena na língua nativa e agradecimentos ao secretário.

A prefeitura de Palmeira do Índios ajudará na terraplanagem do terreno, que foi cedido pela comunidade. O prefeito do município, Júlio Cézar, diz que, quando pronta, a escola propiciará uma estrutura melhor para a comunidade indígena da Serra do Capela, levando uma melhora da qualidade da educação das crianças da comunidade.

“Eles tem um modelo de educação que é movido pela cultura, costumes e tradições. Quero parabenizar o secretário Luciano Barbosa e o governador Renan Filho pelo esforço. Temos uma parceria muito estreita e essa obra é uma obra social que vai preparar bons cidadãos para o futuro”, afirmou o prefeito.

A unidade de ensino vem se destacando tanto na educação, quanto no esporte. As atividades desenvolvidas apresentam o potencial que a escola tem e será melhorado com a nova estrutura.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram