Dólar hoje 6,101
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
coronavírus
Postada em 12/08/2021 11:46 | Atualizada em 12/08/2021 11:48 | Por Todo Segundo

João Lyra morre aos 90 anos, após complicações da Covid-19

Segundo os parentes, apesar de não apresentar mais o vírus, as sequelas da doença ocasionaram uma forte pneumonia
João Lyra morreu aos 90 anos, após complicações da Covid-19 - Foto: Divulgação

Faleceu aos 90 anos na manhã desta quinta-feira (12), o usineiro, ex-senador e ex-deputado federal por Alagoas, João Lyra. Ele estava internado no Hospital MedRadius, em Maceió, em decorrência de complicações da Covid-19. Apesar de não apresentar mais o vírus, as sequelas da doença ocasionaram uma forte pneumonia.

De acordo com familiares, o usineiro apresentou uma piora no quadro de saúde e precisou voltar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O ex-deputado não chegou a ser entubado, mas precisou fazer uso do oxigênio devido às dificuldades para respirar.

Trajetória do político e empresário

O empresário, político e fundador do Grupo João Lyra nasceu em Recife (PE) no dia 17 de junho de 1931. Ele presidiu a Laginha Agroindústria S.A., a matriz Usina Laginha, na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a partir de 1951.

Em mais de 50 anos de vida empresarial, acumulou mais quatro usinas, uma delas em Minas Gerais. Além dela, empresa de táxi aéreo, adubo, jornal, rádio e concessionária de veículos. Em razão de suas atividades profissionais, presidiu o Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas entre 1971 e 1974.

Em 2012, o Tribunal de Justiça de Alagoas decretou a falência do grupo sucroalcooleiro da Laginha. Desde novembro de 2008, a Laginha está em recuperação judicial, acumulando uma dívida de cerca de R$ 1,2 bilhão.

João Lyra também é bacharel em direito, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na política, lançou sua candidatura ao Senado Federal pelo Partido Democrático Social (PDS) e se elegeu suplente. Ele assumiu o mandato de senador no dia 2 de janeiro de 1989, substituindo o titular, Guilherme Palmeira, que foi eleito prefeito de Maceió.

Em 2002, João Lyra foi candidato a deputado federal pelo PTB e, com uma votação de 112.949 votos, ficou em primeiro lugar dentre as nove vagas em disputa. Nas eleições de 2006, foi candidato pelo PTB ao Governo de Alagoas, ficando em segundo lugar. Nas eleições de 2010, João Lyra foi candidato pela segunda vez para deputado federal pelo PTB, ficando em 4º lugar dentre as nove vagas em disputa.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram