Dólar hoje 5,784
29° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 03/04/2025 17:03 | Por Assessoria

HEA capacita residentes em Curso Intensivo de Suporte à Vida

A capacitação é organizada pelos profissionais do Núcleo de Educação Permanente da unidade hospitalar
Hospital de Emergência do Agreste capacita residentes em Curso Intensivo de Suporte à Vida - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, iniciou o curso para residentes médicos e das áreas multiprofissional e uniprofissional. A capacitação é organizada pelos profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar, e tem como objetivo nivelar o conhecimento e oferecer suporte teórico-prático para os residentes.

Com carga horária de 20 horas presenciais, o curso busca aprimorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes, padronizar procedimentos, reduzir custos com manutenção de equipamentos e fomentar a ética no atendimento. O cronograma do curso contempla módulos essenciais para a formação dos residentes, abrangendo temas como suporte básico, choque, drogas e carro de parada, oxigenoterapia, ventilação mecânica não invasiva e ventilação mecânica invasiva, além de liderança e inteligência emocional para equipe multiprofissional.

A capacitação é voltada para residentes médicos, além de integrantes da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma, incluindo profissionais de psicologia, serviço social, enfermagem, farmácia e fisioterapia. Também participam residentes uniprofissionais das áreas de fisioterapia, farmácia e odontologia.

Capacitação

O coordenador do NEP, enfermeiro Jean Marinho Vital, destacou a relevância do treinamento, ressaltando que o tempo de resposta e o trabalho em equipe são decisivos para o sucesso na assistência emergencial. “Em um hospital de emergência é fundamental que todos os profissionais de saúde saibam prestar o primeiro atendimento. Nossa capacitação garante que os residentes tenham contato com os equipamentos e procedimentos antes de enfrentarem situações reais, aumentando as chances de um desfecho positivo”, afirmou.

Para a residente em psicologia em urgência e emergência, Dayane Rívea, o curso é essencial para preparar os profissionais para situações críticas. “Mesmo não atuando diretamente na assistência emergencial, é fundamental termos conhecimento sobre suporte básico de vida, pois podemos nos deparar com uma situação crítica a qualquer momento”, destacou.

Fortalecimento

Durante as aulas, os participantes também têm a oportunidade de discutir protocolos, fluxos de atendimento e o papel de cada profissional na assistência hospitalar. O cirurgião Jean Rafael, integrante do NEP, abordou a importância do prontuário médico e do interprofissionalismo na saúde. “É essencial que cada profissional compreenda suas funções e habilidades, promovendo um trabalho conjunto eficiente e qualificado”, explicou.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram