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Alagoas
Postada em 25/07/2024 16:13 | Atualizada em 25/07/2024 16:17 | Por Assessoria

Franquias em Alagoas crescem 21% no 1º trimestre de 2024

Faturamento do setor no Estado chegou a mais de R$ 482 milhões de receita
Segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer e Casa e Construção, têm destaque no cenário - Foto: Ascom

O Franchising brasileiro comemora resultados positivos alcançados no ano de 2023. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no 1º trimestre acelerou, registrando um crescimento nominal de 19,1% na comparação com o mesmo período de 2023. O faturamento geral do setor no período de 12 meses já ultrapassou os R$ 250 bilhões.

Em toda região Nordeste, principalmente em Alagoas houve um crescimento notável no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. O Estado teve um faturamento de mais de R$ 482 milhões no 1º trimestre de 2024, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Já em número de unidades de franquia, o crescimento em Alagoas foi de 6,3% chegando mais de 1.500 operações no período.

Os segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer e Casa e Construção, têm destaque no cenário das franquias em Alagoas com os maiores índices de variação em faturamento.

Entre os fatores desse crescimento, é possível destacar que o Estado possui uma população crescente e uma classe média em expansão, que busca cada vez mais produtos e serviços oferecidos por franquias reconhecidas nacionalmente. Isso representa um mercado consumidor ávido por novas opções e marcas consolidadas.

Além disso, iniciativas do governo estadual e municipal para atrair investimentos e incentivar o empreendedorismo têm contribuído para a expansão do mercado de franquias, bem como a melhoria na infraestrutura local, como expansão de rodovias, modernização de portos e aeroportos que facilitam a logística e distribuição de produtos, tornando o estado mais atraente para redes de franquias que dependem de uma boa infraestrutura para operar eficientemente.

Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising, o número de trabalhadores diretos cresceu 4,9% com mais de 1.6 milhões de empregos formais em todo o País. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos. Em Alagoas houve um crescimento de 8,3%, o que representa mais de 13 mil empregos formais em todo o Estado.

Metodologia

A Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 1º trimestre de 2024 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam cerca de 32% das operações e 45% do faturamento do setor. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.

Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita ABF News.

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