Dólar hoje 6,057
30° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 24/03/2019 21:57 | Atualizada em 24/03/2019 21:59 | Por Todo Segundo

Anatel bloqueia celulares ilegais em Alagoas e mais 14 estados

Celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel; ao todo, serão 6.126 bloqueios no estado
Celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel - Foto: Divulgação

Celulares irregulares começaram a ser bloqueados a partir deste domingo (24), em Alagoas e em mais 14 estados. Desde o dia 7 de janeiro, os aparelhos já recebem mensagens de alerta.

Ao todo, serão 6.126 bloqueios no estado. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vale apenas para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de 07/01/2018, não prejudicando as pessoas que adquiram aparelhos irregulares anteriormente.

Serão atingidos pelo bloqueio celulares habilitados nos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em todo o país, já foram bloqueados 244.217 celulares.

Como descobrir o código do aparelho

No caso de celulares com sistema Android, uma das opções é clicar em “Configurações” e em “Sobre o telefone”. Depois, abra a opção “Status”. No rodapé da tela, estará o número desejado. Caso não apareça, será preciso pressionar ainda “Informações do IMEI”.

Para aparelhos com sistema iOs, basta acessar “Ajustes” e tocar em “Geral”. Depois, abra a opção “Sobre” e busque “IMEI”. Outra possibilidade — válida para qualquer tipo de aparelho, independentemente do sistema operacional — é digitar, no discador do aparelho, o código *#06#. O IMEI será exibido na tela.

Aparelhos importados

Segundo a Anatel, celulares piratas são todos aqueles que não possuem IMEI registrado no banco de dados da GSMA, uma organização internacional que registra aparelhos de diversas fabricantes e operadoras de todo o mundo. Ou seja, celulares importados de marcas conhecidas, mesmo que não sejam homologados e vendidos oficialmente no Brasil, não são afetados, desde que sejam registrados pelo GSMA.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram