Em ação inédita, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgou, neste mês, os dados do novo módulo de Pessoas com Deficiência (PcDs). Pela primeira vez foram analisados os indicativos referentes às características gerais (idade, sexo, raça, condição no domicílio, tipos de dificuldades funcionais), mercado de trabalho e educação entre a população que relata ter algum tipo de deficiência. Os números dizem respeito ao primeiro trimestre de 2022.
Para a metodologia de pesquisa foi considerada PcD toda pessoa, com 2 anos de idade ou mais, que alegou ter muita dificuldade ou não conseguir de nenhum modo realizar atividades que envolvam ouvir, enxergar, andar ou subir degraus, funcionamento dos membros superiores, cognição (aprendizagem, concentração, memória), autocuidado e comunicação (compreender ou ser compreendido).
Acima da média nacional (8,9%), Alagoas é o quarto estado do país em número de pessoas com deficiência, totalizando 10,5% da amostra analisada. A região Nordeste apresenta o maior contingente de PcDs do Brasil, com média de 10,3% da população. Os estados líderes são Sergipe (12,1%), Ceará (10,9%) e Piauí (10,8%).
Dentre os quase 3,3 milhões de entrevistados em Alagoas, 345 mil informaram ter algum tipo de deficiência. Entre estes, 108 mil residem na capital Maceió. As mulheres representam a maioria do contingente de PcDs (59,9% em AL e 60,6% em Maceió), confirmando a tendência a nível nacional.
Em relação à cor ou raça, a maior parte dos PcDs residentes no estado se identificou como preta (11,8%), seguida por brancos (10,7%) e pardos (10,3%). A maior parte das pessoas com deficiência possui 60 anos ou mais (40%) contra 19,13% entre crianças e jovens de 2 a 29 anos.
Dificuldade de locomoção é destaque entre os desafios sofridos pelas PcD
Dentre as dificuldades funcionais elencadas, a dificuldade para andar ou subir degraus foi destaque tanto entre os PcDs alagoanos (4%) quanto na média nacional (3,4%). Em seguida, destacam-se a dificuldade para enxergar, mesmo com óculos ou lente de contato (3,5%) e a dificuldade para levantar uma garrafa com dois litros de água da altura da cintura até a altura dos olhos (3,5%). Mais de 39% dos entrevistados afirmou sofrer com duas ou mais dificuldades funcionais.
As disparidades entre os gêneros masculino e feminino se acentuam nos quesitos relativos às dificuldades de locomoção, visão, levantamento de objetos e concentração, que são predominantes entre as mulheres.
AL tem maior taxa de analfabetismo entre as pessoas com deficiência no Brasil
Tanto entre os mais jovens quanto entre os mais velhos, Alagoas lidera os índices de analfabetismo em todo o país. O percentual do estado é de 14,9% de analfabetos entre as pessoas com deficiência com 15 anos ou mais, bem acima da média nacional de 5,7%. Contudo, os índices relativos à capital Maceió são sensivelmente menores, com 7,8% de analfabetos com 15 anos ou mais, apontando para a prevalência de analfabetismo nas áreas do interior alagoano.
Já em relação à população idosa, AL conta com 39% de PcDs analfabetos entre 60 anos ou mais, o que representa um contingente para além do dobro da média nacional (15,9%). Os números da região metropolitana de Maceió são menores e orbitam em torno de 21,8%.
Mais de sete a cada dez PcDs em Alagoas não concluiu o Ensino Fundamental
Os números da PNAD relativos ao terceiro trimestre de 2022 apontam que em AL 74,7% das pessoas com deficiência na idade de 25 anos ou mais não possui qualquer nível de instrução ou não concluiu o ensino básico. Tal porcentagem é mais de dez pontos percentuais maior do que a média nacional (63,3%) e é ligeiramente menor apenas que o percentual atingido pelo Piauí (74,9%).
Em Maceió, os números ficam abaixo da média nacional, com 63,1% de pessoas com deficiência sem instrução ou ensino fundamental completo. Um dado que chama a atenção é a disparidade na região metropolitana entre os PcD e as pessoas que não possuem qualquer dificuldade funcional. Quando se trata das pessoas sem deficiência, o percentual dos que tem 25 anos ou mais e não possui instrução ou deixou de concluir o ensino básico cai por mais da metade (30,6%). A presença da deficiência, portanto, surge como um fator relevante no acesso à escolarização.
No Brasil, 7% dos PcDs com 25 anos ou mais entrevistados durante a pesquisa conseguiram concluir o nível superior. Entre as pessoas sem deficiência, o índice sobe até 20,9%. Alagoas apresenta baixa de dois pontos percentuais em relação à média nacional, com 5% de PcDs com graduação completa e 14% de pessoas sem deficiência que concluíram o ensino superior. Na região metropolitana de Maceió, os índices são de 7,6% e 18,2%, respectivamente.
Menor índice de participação na força de trabalho entre as pessoas com deficiência
A média nacional de PcDs com 14 anos ou mais dentro da força de trabalho é de 29,2%, totalizando 5,1 milhões de pessoas em todo o país. Em AL, o número cai para 24%, o menor índice de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho em todo o Brasil. Na faixa etária de 30 a 40 anos, em plena idade laboral, há a maior disparidade entre os alagoanos inseridos na força de trabalho: são 44,3% de PcDs dentro da força de trabalho contra 71,7% entre os que não tem deficiência.
A região metropolitana de Maceió apresenta índices melhores, com 30,5% do total de PcDs dentro da força de trabalho. Dentre as pessoas sem deficiência, o número sobe para 65,9%.
O melhor número do país é alcançado pelo DF, com 71,4% de inclusão de pessoas com deficiência na força de trabalho.
Sobre a PNAD
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, é uma pesquisa amostral realizada de modo mensal, para obter dados contínuos acerca do mercado de trabalho e demais indicadores relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do país e para a elaboração de políticas públicas.
Em julho de 2023, a PNAD apresentou pela primeira vez o módulo de Pessoas com Deficiência (PcD), novo tema incorporado à PNAD Contínua, e que trouxe um panorama inédito em relação a essa parcela da população. Os dados apresentados dizem respeito ao terceiro trimestre de 2022 e permitem a comparação entre as disparidades sofridas entre os PcDs e pessoas sem deficiência, com informações relativas à escolaridade, raça, participação no mercado de trabalho, tipo de dificuldade funcional, dentre outros aspectos. Há indicadores em nível nacional, regional, estadual, metropolitano e municipal.
Os resultados do módulo PcD da PNAD Contínua podem ser consultados de forma pública através do Sistema Sidra (https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pnadca/tabelas).
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você tende a gostar de solidão, Áries, mas hoje você pode se sentir mais recluso do que o habitual. Os amigos podem convidá -lo, mas é provável que você aceite a oferta. Você pode até se sentir um pouco irritado. Este é um ótimo dia para se exercitar ou se lançar em seus próprios projetos. Sua concentração é boa e a atividade física aliviará o estresse. Previsão para 15/07/2025
Pode haver tensão no ar sem motivo discernível hoje. Os membros da família podem parecer preocupados com os problemas que não podem definir. Sua inclinação natural pode ser tentar animá -los, Touro, mas provavelmente não funcionará. Não fique irritado se eles não responderem. Não são eles. Culpe os planetas. Este é um ótimo dia para correr, fazer uma aula de cardio ou, de outra forma, resolver o estresse. Previsão para 15/07/2025
Algumas ligações telefônicas misteriosas podem surgir - números errados ou desligos. Outras pessoas podem parecer menos comunicativas do que o normal, Gêmeos, e você pode estar preocupado. Você pode se sentir um pouco mais nervoso do que o normal, mas isso deve desaparecer se você dar um passeio ou fazer algum outro exercício. Se você está pensando em escrever, este é o dia para começar. Previsão para 15/07/2025
Confusão sobre questões sobre dinheiro pode surgir, câncer. Pode ser necessário verificar seus registros para esclarecer as transações anteriores. Não se preocupe. Tudo deve estar bem depois de verificar os fatos. Você pode ter alguns sonhos intensos esta noite. Anote -os. Você vai querer se lembrar deles mais tarde, porque eles podem revelar muito sobre sua situação atual. Eles também podem inspirar projetos futuros. Previsão para 15/07/2025
Alguém próximo a você pode parecer mais preocupado do que o habitual, Leo e talvez um pouco difícil de lidar. Não leve isso para o lado pessoal. Tem pouco, se alguma coisa, a ver com você. Essa pessoa tem problemas próprios que não querem compartilhar. Você pode estar se sentindo um pouco tenso e irregular, mas, novamente, isso não é nada para se preocupar. Dê um passeio ou trabalhe na academia. Previsão para 15/07/2025
Você pode se sentir um pouco tenso, Virgem, e provavelmente não entenderá o porquê. A razão? Os planetas. Você pode pular em ruídos inesperados ou ofender onde nenhum se pretende. As relações com outras pessoas podem ser um pouco tensas, necessitando de alguma comunicação sobre como você está se sentindo. Tente resolver a tensão dando uma caminhada rápida ou talvez se exercitando na academia. Previsão para 15/07/2025
Você provavelmente não vai sentir vontade de socializar, mesmo que os amigos querem que você saia com eles. Sua paciência pode ser usada um pouco fina, Libra, e você pode ficar irritado com os incidentes que normalmente não o incomodariam. Este não é um bom dia para atividades ou festas em grupo. Pode ser melhor fazer um bom treino e depois descansar. Você se sentirá muito melhor depois. Previsão para 15/07/2025
Tightight é o clima de hoje. Você pode ser o centro das atenções em algum momento. Enquanto você normalmente não se importaria, Escorpião, hoje pode deixá -lo nervoso. Quando todo mundo olha para você e espera que você diga alguma coisa, diga. Mantenha -o curto e depois retire. Você não está de bom humor. Caminhe até a biblioteca e jogue -se para ler sobre assuntos que lhe interessam. Isso deve aliviar o estresse. Previsão para 15/07/2025
Hoje você pode querer ficar sozinho com seus pensamentos. Relaxar com um bom livro pode estar no topo da sua agenda, Sagitário, e é provável que você não queira ser interrompido. Ruído e pedidos que geralmente não se incomodam, você pode irritá -lo, por isso é melhor passar algum tempo sozinho e fazer um esforço para ser seu eu habitual e atencioso quando com os outros. Faça uma caminhada rápida para aliviar a tensão. Previsão para 15/07/2025
As preocupações com o dinheiro podem ter você mais no limite do que o habitual, Capricórnio. Embora você esteja indo bem, você ainda pode ser inseguro o suficiente para pensar que seus fundos podem não se esticar o suficiente. Considere a situação objetivamente. Você provavelmente ficará aliviado pelo que encontra. As demandas de outras pessoas em seu tempo podem irritá -lo mais do que o habitual. A melhor maneira de aliviar a tensão é descobrir ou dar um passeio. Previsão para 15/07/2025
Mais do que o normal, você provavelmente está desejando solidão hoje, Aquário. Embora você possa ter se comprometido a participar de uma parte ou encontro, agora a ideia pode parecer irritante. Você pode trabalhar em algumas tarefas ou projetos, ou pode fazer um treino e liberar parte da tensão que sente. A última ideia é boa. Se você se exercitar cedo, poderá sentir vontade de sair mais tarde. Previsão para 15/07/2025
Embora você seja normalmente uma pessoa sociável que se sente mais confortável na companhia de outras pessoas, peixes, hoje você pode preferir ficar sozinho. Você pode se sentir um pouco sob o clima, ou pode ser estressado com preocupações relacionadas ao trabalho. Você provavelmente precisa descansar, mas também pode se beneficiar de dar um passeio para trabalhar com alguma tensão, fazer as endorfinas e ajudá -lo a se sentir como você novamente. Previsão para 15/07/2025