Dólar hoje 6,106
29° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
coronavírus
Postada em 12/08/2021 14:39 | Atualizada em 12/08/2021 14:43 | Por Todo Segundo com Sesau

Alagoas é o 2º Estado do Nordeste que mais vacinou contra a Covid-19

Patamar de destaque é fruto da agilidade do Governo do Estado na distribuição das vacinas e do Programa Vacina Alagoas
Alagoas é o 2º Estado do Nordeste que mais vacinou contra a covid-19 - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A uma semana do sétimo mês da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, os alagoanos podem constatar que o Programa Vacina Alagoas, do Governo do Estado, foi uma estratégia acertada para acelerar a imunização nos 102 municípios. Com o impulso de R$ 11 milhões repassados pelo Estado às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), hoje 26,02% da população já estão com o esquema vacinal completo em Alagoas, ou seja, já tomaram a segunda dose ou a vacina de dose única, conforme o Painel de Vacinação do Ministério da Saúde (MS). O percentual coloca Alagoas na 2ª posição do Nordeste entre as unidades federativas que, proporcionalmente, mais vacinaram, atrás somente da Paraíba (27,17%).

Em nível nacional, o Estado aparece na 11ª colocação, figurando à frente de 16 dos 27 estados brasileiros, conforme atesta o panorama que pode ser acessado clicando aqui. No ranking dos estados que mais aplicaram as doses distribuídas aos municípios, Alagoas está entre os três primeiros, com índice de 92,8% em julho, ficando atrás do Rio de Grande do Norte e de São Paulo.

Para alcançar este patamar de destaque no Nordeste e no Brasil – 2 milhões de doses já aplicadas, sendo 617.888 somente como segunda dose ou dose única – a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orientou que os municípios investissem os recursos recebidos em ações estratégicas para agilizar a vacinação. Santa Luzia do Norte, na Grande Maceió, por exemplo, já vacinou os moradores maiores de 18 anos com a primeira dose e outros municípios alagoanos estão próximos de atingir este patamar, como Penedo, no Baixo São Francisco, que já vacina pessoas com 22 anos.

O governador de Alagoas, Renan Filho, lembrou que criação do programa Vacina Alagoas estimulou os municípios a manterem a vacinação acima de 90% das doses recebidas. "Alagoas tem sido referência no Brasil em aplicação das doses. Estamos no caminho certo, mas precisamos seguir adiante. Precisamos manter o uso de máscaras, a higienização pessoal e o distanciamento social dentro das possibilidades", reforçou o chefe do Executivo sobre as medidas sanitárias no combate ao coronavírus.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram