Dólar hoje 5,438
28° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 27/08/2025 09:35 | Por Todo Segundo com Ascom

Alagoas alerta sobre risco de surto de sarampo após casos em Tocantins

Estado reforça campanha de vacinação contra sarampo diante de novos casos
Alagoas alerta população sobre risco de surto de sarampo após casos em Tocantins - Foto: Sesau

Alagoas reforça alerta contra o sarampo após a confirmação de 18 casos da doença em Campos Lindos, no Tocantins, até agosto. No Estado, o histórico mostra 35 casos em 2019, três em 2020 e 11 em 2021, enquanto de 2022 a 2024 não houve registros, consolidando três anos consecutivos sem a doença. Especialistas alertam que, para manter este cenário, é essencial que os pais vacinem seus filhos.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) orienta a população sobre a importância da vacinação. A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, reforça que a vigilância deve ser contínua. “O sarampo é uma doença de notificação compulsória imediata. Apesar do Brasil ter conquistado novamente, em novembro de 2024, o certificado de país livre do sarampo, não estamos em um cenário confortável, pois há registros recentes em outros estados, como Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e, agora, Tocantins”, explica.

Rafaela Siqueira destaca que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção. “A meta é vacinar 95% das crianças alagoanas de um ano com a tríplice viral. Mas toda a população até 59 anos deve estar imunizada, conforme o calendário vacinal”, alerta.

Nos postos de saúde do Estado, estão disponíveis duas vacinas que protegem contra o sarampo: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Adolescentes e adultos que não foram vacinados ou possuem esquema incompleto devem iniciar ou completar a imunização.

O sarampo e seus riscos

O sarampo é altamente contagioso, transmitido pelo ar quando a pessoa infectada tosse, espirra, fala ou até mesmo respira. Uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Os principais sintomas incluem manchas vermelhas no corpo, febre alta acima de 38,5°, tosse seca, conjuntivite, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

O diagnóstico pode ser clínico, mas a confirmação laboratorial é recomendada, por meio de sorologia ou biologia molecular, que analisa secreções de orofaringe, nasofaringe e urina. O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda e potencialmente grave.

A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os 102 municípios alagoanos. A Sesau orienta a população a procurar imediatamente um serviço de saúde ao identificar os sintomas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram