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Alagoas
Postada em 02/05/2015 08:44 | Por Todo Segundo

Alagoanos podem agendar serviço online para emissão de RG

Canal de atendimento do Instituto de Identificação irá diminuir tempo de espera na solicitação do documento
Alagoanos podem agendar serviço online para emissão de RG - Foto: Divulgação
Por Aarão José

A partir de segunda-feira (4), quem quiser solicitar sua carteira de identidade em Alagoas poderá agendar online a data de atendimento no Instituto de Identificação do Estado. O novo serviço oferecido pela internet deverá ser acessado pelo endereço eletrônicowww.agendamento.seds.al.gov.br/.

A criação do portal foi uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização e da Perícia Oficial em parceria com empresa Montreal que é responsável pelas emissões das carteiras de identidade no Estado. A ideia principal do projeto é garantir qualidade, facilidade e agilidade no atendimento ao usuário com redução de tempo de espera.

A diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso, e o representante da Montreal em Alagoas, Eduardo Bacellar, explicaram que o portal é autoexplicativo, e nele o cidadão terá acesso a todas as informações para o agendamento online e os passos necessários para a solicitação do documento. Outras vantagens apontadas são a diminuição das filas nos postos de atendimento e a maior comodidade a população que poderá escolher dia e hora para ser recebido.

“Estamos muitos felizes com este novo serviço, pois, o RG é o principal documento de identificação no Brasil, válida em todo o território nacional e aceito até no Mercosul em substituição ao passaporte. Com o agendamento online estaremos reduzindo significativamente o tempo de solicitação e emissão do documento que é um direito constitucional do cidadão”, disse Madalena Cardoso.

A dupla ainda explicou como será todo o processo eletrônico. Após entrar no portal, o usuário irá inserir o número do seu CPF e fazer o seu cadastro. Em seguida ele irá escolher a opção para 1º ou 2ª via da carteira de identidade, a data e a hora de atendimento. Automaticamente o sistema irá gera um número de protocolo e no caso da segunda via, também gera a Taxa para Pagamento (DAR/CB) no valor de R$ 20,59.

Com o agendamento feito, o cidadão deverá comparecer à recepção do posto munido dos documentos exigidos no dia e horário marcado. Caso ela não possa comparecer, o usuário ainda pode desmarcar o agendamento no mesmo portal, e se ele não comparecer, ou fizer a desmarcação prévia, implicará no bloqueio automático de novos agendamentos pelo prazo de sete dias.

Para o diretor geral da Perícia Oficial, Manoel Melo, a disponibilização do agendamento online representa um avanço expressivo para a população em geral que precisa do RG. “Esse atendimento personalizado era um desejo antigo da nossa direção e que ganhou força no inicio deste governo que tinha se comprometido com este anseio da população que será a maior beneficiada”, afirmou Melo. 

Inicialmente o agendamento será apenas para sede do Instituto de Identificação  que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro da Capital, mas em breve o serviço será estendido para as outras unidades. Além do portal, o link para "Agendamento Online", estará disponível também nos sites oficiais da Secretara de Defesa Social e da Perícia Oficial.
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