O Serviço de Epidemiologia Hospitalar e a Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, divulgou o Informe Epidemiológico referente aos anos de 2023, 2024 e ao primeiro semestre de 2025. O documento reúne informações sobre casos de violência notificadas no período e revela que 62% dos casos de violência sexual tiveram o ambiente residencial como local de ocorrência, 15% foram em via pública e 23% em outros locais.
As notificações revelam que 88% das vítimas tinham menos de 19 anos, com maior concentração na faixa etária de 10 a 19 anos (51%) e, em seguida, de 1 a 9 anos (35%). Os dados reforçam a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.
Do total de vítimas, 845 eram do sexo feminino (88%) e 118 do sexo masculino (12%). Quanto à escolaridade, 46% tinham ensino fundamental incompleto, e 24% estavam em idade que não se aplicava ao critério, confirmando a prevalência entre faixa etária menores.
Na análise por raça/cor, 81% se autodeclararam pardas, 11% brancas, 6% pretas, amarelas ou indígenas e 2% não informaram. Entre os autores das agressões, 80% eram conhecidos das vítimas, sendo os amigos e conhecidos 25,6%, os pais e padrastos 18,7%, companheiros e ex-companheiros 12%, seguidos por pessoas com outros vínculos familiares e de proximidade.
No recorte por municípios, 243 casos ocorreram em Arapiraca, o que corresponde a 25% e representa o maior número de casos. Na sequência vem Limoeiro de Anadia, com 63 casos; Palmeira dos Índios, com 52 ocorrências; e Junqueiro, com 44 casos. O HEA também atendeu vítimas de 60 municípios de Alagoas e de três estados: Sergipe, Rio de Janeiro e Paraná.
Em termos gerais, entre 2023 e junho de 2025, o HEA assistiu 963 vítimas de violência sexual, sendo 332 em 2023, 456 em 2024 e 175 no primeiro semestre de 2025. O comparativo mostra crescimento de 38% entre 2023 e 2024, seguido de queda de 23% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Violência contra a mulher
Além dos casos de violência sexual, o informe aponta 1.023 notificações de outras violências contra mulheres entre janeiro de 2023 e junho de 2025. Entre as outras modalidades, estão as agressões físicas, domésticas, psicológicas, morais e ameaças, com média de 34 casos por mês.
As mulheres vítimas tinham, em sua maioria, entre 20 e 39 anos (58%), seguidas por mulheres de 40 a 59 anos (21%) e adolescentes de 10 a 19 anos (15%). Quanto à escolaridade, 42% tinham apenas o ensino fundamental incompleto ou completo, e 27% o ensino médio. A predominância racial também se manteve, uma vez que 78% das vítimas se autodeclararam pardas e, junto às mulheres negras, somaram 80% dos casos. O principal local de ocorrência foi novamente a residência, com 361 casos (35%).
Em relação aos agressores, os cônjuges foram identificados em 107 registros (10,5%). Entretanto, em 70% das notificações não houve identificação do autor, devido ao silêncio da vítima ou ausência de registro no Prontuário Médico.
Entre as vítimas assistidas no HEA, Arapiraca aparece como o município com maior número de notificações de violência contra a mulher, com 410 casos, o que corresponde a 40% das ocorrências. Na sequência aparecem São Sebastião (46 casos), Craíbas (41 casos), Campo Alegre e Palmeira dos Índios (38 casos cada).
Também foram registrados casos em outros 64 municípios, incluindo localidades de outros estados. Entre eles estão o Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme o informe epidemiológico produzido pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar e a Área Lilás da maior unidade hospitalar pública do interior de Alagoas.
Subnotificação e enfrentamento
O boletim do HEA mostra que os números são subestimados, já que muitas vítimas não denunciam por medo, vergonha ou vínculo com o agressor. A subnotificação evidencia a dimensão oculta da violência e a necessidade de ações integradas para prevenção, identificação precoce e acolhimento.
A coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HEA, assistente social Ana Lúcia Alves, destacou que os dados sistematizados pela unidade hospitalar devem servir como ponto de partida para ações nos municípios. “Essas informações mostram onde a violência mais acontece e servem para orientar políticas públicas locais, com a participação de entidades governamentais e não governamentais, para que possam atuar de forma preventiva e articulada”, afirmou.
A psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA, salientou sobre a importância da união de esforços para enfrentar o problema. “O HEA acolhe as vítimas e organiza as estatísticas, para, na sociedade, mudarmos a situação. Para isso, é essencial conscientizar os homens, encorajar as mulheres a denunciar e fortalecer os serviços nos municípios, em parceria com organizações da sociedade”, disse.
Denúncia
A coordenadora da Área Lilás do HEA enfatizou que as vítimas de violência devem denunciar seus agressores por meio do Disque 100, ao Conselho Tutelar ou à Delegacia de Polícia mais próxima. Também é possível fazer a denúncia por meio do telefone 190 da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou o papel estratégico do levantamento de dados realizado pela instituição. “Os números não são apenas estatísticas, são retratos de vidas atingidas. Quando conseguimos, como sociedade, enxergar onde e como a violência acontece, temos a chance de agir de forma direta para mudar essa realidade”, concluiu.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
É provável que um parceiro, seja seu parceiro de vida ou um colega, esteja com um humor irritado hoje, o que pode ser um pouco perturbador. Tenha em mente que o humor dessa pessoa provavelmente tem pouco ou nada a ver com você, Áries, ou com qualquer coisa que você tenha dito ou feito. Apenas fique fora do caminho deles até que eles superem isso! Este não é um bom dia para dar ou participar de eventos sociais ou mesmo aceitar convites. Espere até amanhã! Previsão para 26/01/2026
Muitas tarefas ou tarefas inacabadas hoje podem fazer com que você se sinta pressionado a concluí-las, criando estresse e tensão desnecessários. Controle seu ritmo e não entre em pânico se precisar deixar alguns deles irem hoje. Você provavelmente está se sentindo mais sensível do que o normal, Touro, então também pode captar alguns estados de espírito das pessoas ao seu redor. Faça pausas periódicas e saia para passear. Isso deve clarear sua cabeça e tornar as coisas mais fáceis para você. Previsão para 26/01/2026
Os níveis emocionais aumentam entre os membros de um grupo ao qual você está afiliado, à medida que as divergências se transformam em brigas. Fique fora disso, geminiano, não vai adiantar nada. Anote suas impressões e compartilhe-as com os outros em outro momento, quando os ânimos esfriarem. Você pode querer dar um último empurrão para atingir seu próprio objetivo pessoal, mas pode ser bloqueado por forças além do seu controle. Tente permanecer paciente! Previsão para 26/01/2026
As pressões para concluir tarefas inacabadas e iniciar novas fazem com que as emoções aumentem. É provável que todos, inclusive você, fiquem nervosos e estressados, e podem surgir brigas. Talvez seja melhor manter os olhos e a mente focados nas tarefas em questão e não nas disputas mesquinhas que estão acontecendo ao seu redor, Câncer. Isso mantém sua pressão arterial baixa e tranquiliza aqueles que você deseja impressionar. Previsão para 26/01/2026
A energia frustrada resultante da incapacidade de colocar seus planos em ação pode deixar seus nervos à flor da pele hoje, Leão, e você pode ficar tentado a entrar em brigas mesquinhas com as pessoas ao seu redor. Tente encontrar saídas alternativas para sua energia para evitar essa armadilha. Também existe o perigo de você realizar ações impulsivas sem pensar nisso. Lembre-se de parar e pensar antes de agir; caso contrário, seus esforços poderão ser desperdiçados. Previsão para 26/01/2026
O excesso de trabalho e o estresse e tensão nervosa resultantes podem resultar em febre ou dores de cabeça hoje, Virgem. Portanto, pode ser uma boa ideia começar o dia controlando seu próprio ritmo e concentrando-se nas tarefas mais urgentes. Não se preocupe se tiver que deixar alguns para depois. Há uma chance de que outras pessoas ao seu redor possam entrar em discussões bastante acaloradas. Fique fora disso. Isso só vai fazer você se sentir pior. Previsão para 26/01/2026
Se você estiver envolvido em uma aula ou se encontrar em qualquer tipo de atividade em grupo ou situação social, esteja preparado para que possam surgir brigas entre as pessoas presentes. Você pode achar isso extremamente inútil e contraproducente e pode ficar tentado a tentar invadir e acabar com isso. É melhor ficar fora disso, Libra. Livre-se da sua frustração caminhando para casa! Você se sentirá melhor por isso. Previsão para 26/01/2026
A frustração e aborrecimento com outras pessoas do seu círculo podem tentá-lo a sair e se livrar dessa energia gastando muito dinheiro. Você pode exagerar na comida ou na bebida ou ceder à compra por impulso. Mime-se um pouco, Escorpião, mas não exagere. Você não quer ficar com dor de estômago e não vai querer levar itens indesejados de volta à loja. Em vez disso, faça algum exercício ou dedique suas paixões a atividades criativas. Previsão para 26/01/2026
Um nível aumentado de irritabilidade e frustração pode tentá-lo a descontar em amigos, filhos ou em alguém importante. Você provavelmente está se sentindo especialmente enérgico, com pouca ou nenhuma saída para essa energia, Sagitário. Em dias como este, você pode querer correr, ir à academia ou fazer aulas de aeróbica. Isso pode fornecer uma saída e produzir algumas endorfinas que anulam o estresse e a tensão. Vá em frente! Previsão para 26/01/2026
Um conflito entre as obrigações profissionais e as responsabilidades domésticas pode surgir hoje, Capricórnio. É provável que você se sinta totalmente impotente diante da situação, o que pode fazer com que você se sinta irritado e mais irritado do que o normal. Tente pensar com clareza e encontrar uma solução para o seu enigma e, em seguida, aja de acordo. Evite a tentação de brigar com outras pessoas. À noite, saia para dançar! Elimine um pouco dessa energia frustrada. Previsão para 26/01/2026
Chamadas telefônicas de longa distância de pessoas que vivem em estados distantes podem trazer notícias bastante desconcertantes para você. Isso pode despertar alguma raiva dentro de você e você pode ficar tentado a descontar em quem ligou. Não faça isso! A pessoa provavelmente é apenas o mensageiro. Algumas viagens curtas em sua vizinhança podem fazer com que você se depare com um trânsito impossível. Se você tiver que sair hoje, Aquário, talvez chegue mais rápido caminhando! Previsão para 26/01/2026
Os pesadelos que surgirem hoje provavelmente farão com que você acorde com muita raiva sem motivo tangível. Você pode querer dar uma olhada em seus sonhos e tentar analisá-los para descobrir a origem de sua ira e a melhor forma de expurgá-la. Notícias desconcertantes sobre dinheiro provavelmente serão infundadas, Peixes, então não perca o controle e fique estressado ao ouvi-las. Previsão para 26/01/2026