Dólar hoje 6,105
27° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Polícia
Postada em 10/06/2023 23:03 | Atualizada em 10/06/2023 23:06 | Por Todo Segundo

Operação flagra laticínio furtando energia em Palmeira dos Índios

Estimativa é que foram desviados em torno de 135.000 kWh, o que daria para atender mais de 800 residências de médio porte, durante um mês inteiro
Operação em Palmeira dos Índios flagra furto de energia que atenderia 800 casas por um mês - Foto: Assessoria

Uma operação realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), por meio da Polícia Militar, na última sexta-feira (09), resultou na autuação de uma grande indústria do ramo de laticínio, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, pelo crime de furto de energia.

De acordo com a SSP, ação nomeada de “Gato Dourado” e contou com a parceria da Equatorial Alagoas, que identificou a irregularidade nas instalações elétricas do estabelecimento. A estimativa é que foram desviados em torno de 135.000 kWh, o que daria para atender mais de 800 residências de médio porte, durante um mês inteiro.

No levantamento feito pelos técnicos da Equatorial, a unidade consumidora estava desligada desde o ano de 2019 e, durante a inspeção, foi constatado que havia uma rede trifásica, com transformador de 15kVA, instalado e conectado à rede elétrica da Equatorial, sem passar pelo equipamento de medição, responsável por registrar o consumo de energia.

A instalação indevida, desviava o consumo da energia das bombas submersas para captação de água e irrigação da propriedade. No momento da operação, os responsáveis pela fábrica ainda tentaram descaracterizar o fato, alegando o não uso irregular da energia, porém não houve tempo suficiente para desmontar as instalações e a PM instaurou o flagrante.

O responsável pela manutenção elétrica do laticínio foi conduzido para a Central de Flagrantes de Arapiraca, onde foram realizados os trâmites legais e aberto inquérito policial para investigar o caso.

CRIME

A prática do furto de energia elétrica é um crime, previsto nos artigos 155 e 171, do Código Penal Brasileiro. Além de ser um delito criminal, o furto de energia prejudica a qualidade do fornecimento de energia para os clientes regulares e onera os custos da tarifa de energia elétrica.

1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram