Dólar hoje 5,759
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Polícia
Postada em 04/02/2025 16:46 | Atualizada em 04/02/2025 17:24 | Por Assessoria

Instituto de Criminalística do Agreste foi acionado mais de 500 vezes em 2024

Números destacam a importância das atividades periciais, além de evidenciar a relevância da presença do IC no interior
Autonomia do Instituto de Criminalística do Agreste assegura agilidade nos serviços - Foto: Assessoria

A descentralização do Instituto de Criminalística (IC) para a cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, é um marco significativo para a Segurança Pública do Estado. Logo, com a conquista da autonomia administrativa em 2024, a unidade regional tem desempenhado um papel crucial na melhoria da eficiência nos serviços periciais, refletindo diretamente na celeridade das investigações e no combate à criminalidade.

De acordo com dados da chefia do IC, a equipe do Agreste foi acionada 543 vezes no ano passado para realizar levantamentos periciais, resultando em 493 laudos entregues às autoridades policiais. Esses números destacam a importância das atividades periciais, além de evidenciar a relevância da presença do IC no interior, proporcionando respostas rápidas e assertivas nos processos investigativos.

Marcos Aurélio, Perito Criminal e chefe do ICA, explicou que a expansão definitiva do Instituto de Criminalística para o Agreste buscou atender a uma demanda histórica da população local. A ação estratégica integra o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030, visando a construção de um sistema de segurança mais eficiente e acessível.

“A instalação da unidade em Arapiraca tem garantido não apenas maior agilidade no atendimento, mas também uma maior humanização no serviço prestado à população. Antes da descentralização, os cidadãos da região aguardavam pelos longos deslocamentos das equipes da capital, o que muitas vezes resultava em demoras significativas. Com a nova unidade, os deslocamentos se tornaram menores e o tempo de resposta da equipe pericial mais rápido, garantindo um atendimento mais eficaz e próximo à comunidade”, afirmou Marcos Aurélio.

Reforço no efetivo

Além da autonomia administrativa, em 2024, o IC do Agreste recebeu um reforço significativo em sua equipe com nove novos Peritos Criminais e dez Auxiliares de Perícia. Esse aumento no quadro de profissionais permitiu melhorar ainda mais a capacidade de atendimento e fortalecer o uso da ciência na elucidação de crimes.

Para Marcos Aurélio, em dois anos de funcionamento, o IC do Agreste tem se consolidado como um pilar fundamental para a Segurança Pública da região, desempenhando um papel crucial na resolução de crimes e no fornecimento de provas científicas de qualidade.

A autonomia administrativa da unidade, juntamente com o fortalecimento da equipe, promete ampliar ainda mais a eficiência da Polícia Científica, garantindo mais segurança e justiça para os habitantes do interior alagoano.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram