Dólar hoje 6,107
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Esportes
Postada em 13/05/2021 17:24 | Por Fernanda Medeiros / Gazetaweb

Chicão é afastado por 30 dias após marcar pênalti inexistente em favor do CRB

Segundo presidente da CA-FAF, Charles Hebert, árbitro interferiu no resultado de CRB 2x1 Aliança, jogo considerado decisivo pelo Alagoano
Comissão de Arbitragem afasta Francisco Carlos do Nascimento por 30 dias - Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas

Depois de marcar um pênalti inexistente em favor do CRB, na partida decisiva da volta da semifinal do Alagoano, entre CRB e Aliança, o árbitro central Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, foi afastado pela Comissão de Arbitragem (CA-FAF), pelo período de 30 dias. Segundo o presidente da comissão, Charles Hebert, o árbitro "interferiu diretamente no resultado, em um jogo considerado decisivo".

A penalidade, que foi contestada por vários integrantes da imprensa esportiva, torcedores e, sobretudo, por dirigentes do Aliança, nas redes sociais e até mesmo durante a transmissão do jogo, foi assinalada no primeiro tempo, quando o Galo estava perdendo por 1 a 0.

Os Analistas Estaduais de Arbitragem fizeram avaliação da atuação de Chicão, utilizando o aplicativo IAFUT (Aplicativo de Avaliação da Arbitragem), desenvolvido em Santa Catarina. Também foi analisada por meio das imagens do jogo, transmitidas ao vivo pela FAFTV.

A atuação de Chicão teve nota 6.6, é claro, abaixo de 7,0, nota mínima exigida aos árbitros e assistentes. "Quem recebe nota abaixo de 7 é afastado para Aprimoramento Técnico. No caso dele, afastamos pelo período de 30 dias, em virtude de o equívoco ter prejudicado uma das equipes, interferindo no placar e no resultado da partida. Podendo ter prejudicado a equipe, até mesmo, em uma possível classificação para a final do Campeonato Alagoano", justificou Charles Hebert.

Ele explicou, ainda, que Francisco Carlos foi afastado pelo Regulamento da Comissão e pelas notas aferidas pelo IAFUT. "Desde 2018 implantamos o Portal da Transparência da Arbitragem", concluiu o presidente da CA-FAF.

Segundo relatório da comissão, Chicão teve "Arbitragem regular. Interpretação equivocada de uma jogada na área penal. Interferência no placar/vencedor".

Vale lembrar que o CRB se classificou para a grande final do Estadual, contra o rival CSA, cujo primeiro jogo será no próximo sábado, às 17 horas, no Rei Pelé.

2 Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram