Dólar hoje 6,091
21° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 09/03/2022 17:46 | Atualizada em 09/03/2022 17:49

Prefeito frustra estudantes de Arapiraca e transporte escolar segue sem solução

Durante reunião, Barbosa se limitou apenas a falar sobre investimentos que vem fazendo na cidade
Prefeito falou muito, mas não resolveu problema dos universitários - Foto: Davi Salsa

O prefeito Luciano Barbosa frustrou, mais uma vez, os alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que dependem de transporte público para assistirem as aulas na cidade de Palmeira dos Índios, a pouco mais de 37KM de distância. Após mais de uma hora de reunião com estudantes e professores das duas instituições, nada ficou resolvido e o drama de pais e filhos só aumenta.

Desde o reinício das atividades, no dia 7 de fevereiro, que os alunos perdem aulas e avaliações porque não conseguem chegar a suas instituições e são obrigados a assistirem ao ‘show de narrativas’ do prefeito de Arapiraca. Primeiro, a explicação era a falta da votação da dotação orçamentária de 2022 e a culpa seria da Câmara de Vereadores. Desta vez, o gestor informou que será preciso formar uma equipe técnica para avaliar o impacto financeiro e os aspectos legais para garantir o transporte dos universitários.

Os alunos e professores estavam ansiosos para a solução do problema, mas Luciano Barbosa ocupou o tempo da reunião para enumerar os novos investimentos na construção, reforma e ampliação de escolas, centros de educação infantil, bibliotecas públicas digitais, os centros de apoio às escolas de tempo integral em Arapiraca, que são de grande importância, mas não determinou o prazo para a retomada do contrato com as empresas que fazem o transporte escolar e todos saíram frustrados da reunião que foi realizada nesta terça-feira (08) no gabinete municipal.

Sem os ônibus escolares, cada estudante é obrigado a gastar uma média de R$ 600 mensais para ir estudar no IFAL ou na UFAL, em Palmeira, valor incompatível com a renda das famílias. O Grêmio Estudantil Talles Cavalcanti chegou a manifestar seu apoio ao movimento formado por estudantes do IFAL Palmeira dos Índios, residentes em Arapiraca, na luta para conseguir a reativação da linha de transporte intermunicipal, para possibilitar a continuidade dos estudos de dezenas de estudantes.

Segundo o site da Prefeitura, o prefeito Luciano Barbosa determinou que a Secretária de Gestão, Ariluce Cerqueira, e o Procurador-Geral, Victor Carvalho, auxiliem a comissão de estudantes, pais de alunos e professores no estabelecimento dos critérios para que, até o início da próxima semana, sejam viabilizados os meios legais para contratação e início do transporte dos estudantes universitários até Palmeira dos Índios.

“Decidi convocar a secretária Ariluce e o procurador Victor Carvalho com o propósito de avaliarem o impacto financeiro e os aspectos legais, para que possamos, juntos com os estudantes, pais de alunos, professores e as instituições de ensino, ofertar um transporte seguro e com qualidade”, disse Luciano Barbosa.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram