Dólar hoje 6,185
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Luan Moraes

Sobre o autor

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas, especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade São Tomás de Aquino e mestrado em História Social pela Universidade Federal de Alagoas.
Postada em 17/10/2022 21:20 | Atualizada em 17/10/2022 21:32

Padre Manuel da Nóbrega e a presença jesuíta no Brasil

Religioso português foi chefe da primeira missão jesuíta na América e deixou um acervo de notícias históricas do período do Brasil Colonial
Padre Manuel da Nóbrega - Foto: Edição: Professor Luan Moraes

O dia 18 de outubro marca o nascimento de Padre Manuel da Nóbrega. Nascido em 1517, natural da vila de Sanfins do Douro no norte de Portugal, bacharelou-se em direito canônico e filosofia pela Universidade de Coimbra, em 1541. Alguns anos depois recebeu ordens da Companhia de Jesus e viria ao Brasil cumprir sua sina.

No Brasil

O padre Manuel da Nóbrega chegou no Brasil junto com a comitiva do governador geral, Tomé de Souza. Com 32 anos de idade, passou a liderar os religiosos que o acompanhavam e todos os movimentos da Companhia de Jesus na colônia.

A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola em 1534, em Paris, e aprovada pelo papa Paulo III numa tentativa de conseguir mais fiéis, pois a Igreja enfrentava as consequências da reforma protestante.

Os missionários, eram devidamente treinados e estavam prontos a intervir onde sua presença fosse solicitada, com sua ação missionária em favor da Igreja.

Foi nesse contexto, que o Padre Manuel da Nóbrega, em conjunto com outros missionários, como Padre José de Anchieta, iniciou o processo de educação e catequese no Brasil colonial.

Contribuições

Nóbrega e Anchieta contribuíram para a criação de importantes colégios no Brasil colonial. Isso fica evidente na fundação do núcleo populacional que viria a ser São Paulo, ou ainda na participação dos padres durante as invasões francesas.

Padre Manuel da Nóbrega faleceu em 1570, sendo substituído por seu auxiliar, Padre José de Anchieta.

Cartas do Padre Manuel da Nóbrega

  • Diálogos Sobre a Conversão do Gentio (1557, primeira prosa da literatura brasileira)
  • Cartas do Brasil (1549-1570)
  • Tratado Contra a Antropofagia (1559)
  • Caso de Consciência Para a Liberdade dos Índios (1567)

Para ver a biografia completa: https://www.ebiografia.com/padre_manuel_da_nobrega/

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram