A vereadora por Arapiraca, Aurélia Fernandes (PSB) anunciou nesta quinta (24) que está saindo da Secretaria de Saúde do município, onde ocupou pasta desde a posse de Rogério Teófilo na prefeitura, no inicio de 2017.
A saída de Aurélia é vista como estratégia do prefeito Rogério (PSDB) para ter mais um nome a seu favor na Câmara Municipal. Com a volta de Aurélia para a tribuna, Sinielza Pessoa (PSD), sua suplente, deixa de fazer parte do grupo de seis vereadores de oposição.
Nesta quarta (23), Sinielza foi ao Ministério Público da cidade solicitar informações sobre a investigação contra Rogério Teófilo, onde o auditor Luiz Lôbo denunciou um calote de 600 mil e o pagamento irregular através da construtora de um de seus secretários. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público (MP) desde abril deste ano. Com a posse da ex-titular da pasta da saúde acirra mais a crise na gestão do prefeito Rogério Teófilo na cidade mais importante do interior do Estado.
Comunicado emitido pela Prefeitura:
A Prefeitura Municipal de Arapiraca informa que, em comum acordo com o Prefeito Rogério Teófilo, a assistente social Aurélia Fernandes está retomando, a partir de hoje, a sua vaga na Câmara Legislativa arapiraquense.
Enquanto esteve sob o comando da Secretaria de Saúde, a pasta conseguiu aumentar o número de atendimentos especializados, aumentar a cobertura do Programa Saúde da Família, e reduzir a taxa de mortalidade infantil para a menor da história de Arapiraca.
O Prefeito Rogério Teófilo agradece pelos serviços prestados e ratifica a amizade e parceria com a vereadora. A Prefeitura de Arapiraca informou que quem assume interinamente o comando da Secretaria de Saúde é a servidora Karine Alécio Lima, que atuava desde o início de 2018 como superintendente de Gestão Administrativa e Financeira da pasta.
Contexto político
As cisões dentro da Prefeitura de Arapiraca tiveram inicio após Rogério Teófilo ter declarado apoio à reeleição do deputado federal, Arthur Lira (PP) nas eleições deste ano., e ter lançado a pré-candidatura de seu filho, Moacir Neto (PSDB) para deputado estadual.
De acordo com entendimentos em 2016, a família Pessoa esperava esse apoio nas próximas eleições para Fabiana Pessoa (PRB), vice-prefeita de Arapiraca, pré-candidata à deputada estadual, e seu esposo, Severino Pessoa (PRB) a deputado federal. O grupo tinha estado ao lado de Rogério desde sua eleição, em 2016, com participação decisiva do grupo politico do parlamentar, agora vítima da traição de Teófilo.
Com a ruptura, a maior parte dos aliados dos Pessoa que estavam vinculados à prefeitura pediram afastamento. É o caso de Mônica Pessoa, que deixou a pasta da Educação na última sexta-feira (18).
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621