29/07/2017 17:00:13
Roberto Gonçalves
Arapiraca: a metralhadora giratória do secretário Antonio Lenine
Secretário chegou a tachar de “baderneiros”, professores que faziam manifestação a favor do reajuste salarial
DivulgaçãoArapiraca: a metralhadora giratória do secretário Antonio Lenine
Todo SegundoPor Roberto Gonçalves

O secretário de Administração de Arapiraca, Antônio Lenine, além de fiel escudeiro, ganhou o aval do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) para ser o porta-voz do governo. Lenine, essa semana bateu pesado nos professores, que estão há mais de 70 dias com as atividades paralisadas reivindicando reajuste 7,64%, o prefeito oferece 2,33%.  O secretário entrou ao vivo por telefone, no programa do radialista Ailton Avlis, na Pajuçara FM, onde chegou a tachar de “baderneiros”, professores que faziam manifestação a favor do reajuste salarial..

Ação coletiva

O Sinteal, que não aprovou o destempero  de Antonio Lenine, já entrou com ação coletiva na Justiça e incentivou os mais de 1.500 servidores da área educacional a entrarem com processo individual. Pelo jeito, vem mais tempestade na turbulenta e estremecida relação entre o Poder Executivo e a área de Educação Municipal. A propósito, a secretária municipal de Educação, Mônica Pessoa, cunhada do deputado estadual Severino Pessoa, e indicada pelo parlamentar, anda afastada desse cenário nebuloso. Ninguém sabe se é por vontade própria, ou segue orientação do prefeito Teófilo . A vice-prefeita Fabiana Pessoa também tem ficado distante da polemica da maior greve da história de Arapiraca.

Reabertura do “Jerimum”

Finalmente, após um longo período fechado a Prefeitura de Arapiraca reabriu na última sexta-feira (28) o Restaurante Popular “Jerimum”. A iniciativa e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, estará  A reabertura ao público aconteceu a partir das 11 horas e contou com a presença do prefeito Rogério Teófilo, secretários e a população. O restaurante é uma opção de boa alimentação a baixo custo, R$ 3,00, para pessoas que trabalham no comércio local de Arapiraca e até pessoas de outras cidades da região Agreste que acorrem a Arapiraca para resolver suas pendências.

Reabertura 02
O “Jerimum” atende aos trabalhadores formais e informais de baixa renda, aposentados, estudantes, moradores de rua e famílias em situação de risco. Com o acompanhamento de nutricionistas, o cardápio é variado com feijão, arroz, salada de cenoura, repolho e tomate, duas opções de carne, suco e sobremesa. Os alimentos do Restaurante Popular são totalmente fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficia a Agricultura Familiar de Arapiraca. O empreendimento foi implantado na gestão do então prefeito Luciano Barbosa.

JHC é o presidente estadual do PSB

O advogado do PSB em Brasília, Rafael Carneiro, que é especializado em Direito Eleitoral, anunciou a sentença que restabelece o deputado federal JHC como Presidente do PSB em Alagoas. De acordo com a decisão, da juíza Grace Correa Pereira Maia, “ a nomeação do novo presidente (JHC) se deu em razão da designação de nova comissão provisória em substituição à anterior, ato que se encontra devidamente amparado nos moldes do mencionado art. 23 do Estatuto do PSB, isso porque, avaliados, periodicamente, os trabalhos da comissão provisória, a Comissão Executiva pode dissolvê-la e designar nova comissão provisória”.

Renegociação
Produtores com empréstimos para atividades rurais contratados entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2016 poderão renegociar seus débitos. A medida autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) contempla agricultores na área de atuação da Sudene, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.Mais de um milhão de operações de crédito realizadas pelo FNE se enquadram nas condições. A iniciativa é complementar à Lei 13.340, regulamentada no final do ano passado para permitir – com descontos – a quitação ou renegociação de dívidas rurais contraídas até dezembro de 2011, nas regiões Norte e Nordeste.

AVANÇO
O presidente da Federação de Agricultura de Alagoas, Álvaro Almeida, assegurou que a medida autorizada pelo CMN atende pleitos do setor, a partir da articulação da CNA com as bancadas do Nordeste, especialmente a de Alagoas, no Congresso Nacional.

Cisp Igaci
A ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município de Igaci, Agreste alagoano, foi assinada  pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior. A obra terá investimento de R$ 1.425.000,00, e será executada com recursos próprios do Governo do Estado. Renan Filho afirmou que a gestão tem trabalhado duro para reduzir os índices de violência e que a mudança na Segurança Pública em Alagoas é verdadeira.

Cisp Igaci 02
"Temos sete Centros Integrados de Segurança Pública já funcionando em Alagoas e mais cinco em construção; vamos elevar para 12 e, até o final do ano, lançar mais oito do tipo 1 e mais cinco do tipo 2, que é um Cisp maior, para cidades com mais de 50 mil habitantes ou situadas na Região Metropolitana", citou o governador. A cidade de Major Izidoro no alto Sertão também será contemplada xom um moderno Cisp, garantiu o governador a prefeita daquele município Santana Mariano.

Hospital Regional é referencia
Principal hospital da Região Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tornou-se referência estadual atuando como campo de estádio curricular. Cerca de 180 estudantes vindos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Cesmac e das escolas técnicas Ceproal e Santa Bárbara são cadastrados todo semestre, em regime de rodízio. O Hospital Regional tem como provedor o procurador de Justiça, Geraldo Magela Pirauá.

Estagiários
Através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que foi criado há pouco mais de um ano, os estagiários, supervisionados pelos próprios professores das instituições, conhecem dia a dia o trabalho desenvolvido no hospital pelos profissionais de saúde de diversas áreas. Para poder iniciar o estágio, o estudante deve apresentar o termo assinado pelas partes, cartão de vacina e seguro de vida solicitado pela universidade.

Animais soltos em Arapiraca
O vereador por Arapiraca Willomaks da Saúde (PRP) lamentou na última sessão ordinária a situação por que passa o Centro de Zoonoses de Arapiraca. O local não tem nenhuma estrutura, podendo citar, como exemplo, a falta de um veículo para apreender os animais que vivem soltos pelas principais ruas do município, colocando em risco a vida das pessoas nas rodovias que cortam o município de Arapiraca. Nesta semana circulou nas redes sociais um cavalo pastando em frente a Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo Dom Fernando Gomes,

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.