Inexplicavelmente, no Brasil as eleições são divididas em duas etapas. Eleições para presidente, governadores, senadores e deputados são todas no mesmo dia, já para prefeitos e vereadores são em outra data, dois anos após.
Essa divisão de eleições gera despesas desnecessárias e incômodo para os eleitores. O Brasil deveria adotar um único dia para realizar todas as eleições, eleições gerais. Quanta economia se faria. Sim! eleição é muito caro e com o agravante de ser custeada pelo poder público.
Quanto custa uma eleição? Milhões, bilhões, talvez trilhões.... Segundo dados oficiais o fundo partidário passa dos 6 bilhões, sem contar que toda máquina estatal é acionada como: Os três poderes; as policias; a justiça, transportes; combustíveis; gráficas; debates em TVs, rádios, e tantas outras despesas, uma despesa incalculável, pois, ainda não incluímos o gasto eleitoral dos candidatos( gastos pessoais) e das empresas simpatizantes. De onde vem essa dinherama toda?. Claro que dos impostos que pagamos.
Portanto, o ideal é que as eleições sejam gerais e os mandatos de 5 anos. Porquê o mandato do senador é de 8 anos ? Qual a necessidade?
Se economizaria muito se as eleições fossem gerais!
Francisco de França- advogado