Em uma cidade com mais de 75 mil habitantes, apenas 15 são escolhidos pela população para Câmara de vereadores. É uma concorrência acirrada e difícil de ser conseguida. É a eleição mais difícil que existe!
Geralmente, quase todos os seguimentos da sociedade passam a ter representação. É no município que tudo acontece.
Portanto, o vereador deveria ter o respeito da sociedade. De presidente a vereador, o menos valorizado é exatamente aquele mais próximo do eleitor, visto que sua casa é a mais acessível e visitada.
Acesso ao prefeito, deputados ou governador é quase impossível e do presidente da República é realmente impossível o cidadão ter acesso, mas, o vereador é acessível todo dia e o dia todo. Todavia, é o mais criticado.
Nas últimas eleições, a coligação e os partidos aliados ao prefeito e candidato a reeleição, Júlio Cézar, foram os que mais elegeram vereadores. Dos 15 foram eleitos 12, a oposição, sob o comando de Mosabele Ribeiro, só elegeu 1 e 2 ficaram neutros.
Como será nas próximas eleições vai ser assim também? Será que o atual prefeito fará a maioria do Legislativo? Nas eleições passadas, Júlio Cézar era a bola da vez e teve quase o dobro de votos da segunda colocada.
Júlio, bem avaliado, não pode ser mais candidato e a pessoa escolhida por ele para substituí-lo, se tiver um desempenho parecido com o que ele teve e cair na graça do povo, pode ajudar a eleger muitos vereadores.
Eleição para vereador não é fácil, o pontapé inicial é o mais importante, a escolha do partido. O candidato pode ser bom de voto e não se eleger, bem como pode não ser tão bom de voto e se eleger.
É um tiro no escuro!
Francisco de França-Advogado
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621