Desde antes do início da campanha eleitoral de 2024 uma dúvida está no ar: o pleito municipal vai ou não ser contaminado pelo debate ideológico nacional? E, se sim, qual o peso das figuras do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na hora de o eleitor decidir em quem votar para prefeito?
Isso é especialmente interessante de se observar em Palmeira dos Índios, onde Lula recebeu 23.869 votos, o equivalente a 63,93% do total da cidade no segundo turno em 2022, ao passo que Bolsonaro foi de 36,07% dos eleitores e recebeu 13.468 votos.
Em 2024, Palmeira dos Índios tem uma candidata apoiada pelo presidente Lula, a professora Júlia da Silva “Tia Júlia” (MDB), que tem como candidata a vice Sheila Duarte do PT, e uma candidata apoiada por bolsonaristas, Mosabele Ribeiro (Republicanos), esposa do ex-prefeito James Ribeiro. Mosabele tem apoio declarado do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas “JHC”, do PL de Bolsonaro.
A pesquisa CNT de Opinião, divulgada no último dia 7, buscou saber qual é o peso dos apoios de Lula e de Bolsonaro aos candidatos ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano e traz algumas respostas.
Segundo o levantamento, o levantamento, Lula segue sendo – em comparação com Bolsonaro ou outros representantes – o principal ‘cabo eleitoral’ para as eleições de 2024.
A pesquisa mostrou que 31,3% dos entrevistados dizem ter mais chance de votar em um candidato apoiado pelo atual presidente. O percentual é o mais alto entre as demais opções apresentadas no levantamento.
O desempenho de Bolsonaro na pesquisa, por sua vez, é de 19,7%. Esse é o percentual de eleitores que se inclinam a votar em um candidato apoiado pelo ex-capitão em outubro de 2024.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621