Elementos para ser favorito.
Ferroviário e ASA se enfrentam neste sábado (2), às 17h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Será a primeira partida da disputa pela segunda fase do Brasileirão da Série D. O jogo de volta acontece em Arapiraca, em Arapiraca, dia 9 de agosto.
O time alvinegro chega para o confronto com a segunda melhor campanha do campeonato (30 pontos), o segundo melhor ataque (27 gols feitos), a terceira melhor defesa (8 gols sofridos) e 73% de aproveitamento em 14 partidas. Não perde há cinco jogos e tem o artilheiro da competição com 10 gols, Marcelo Toscano.
Do outro lado, uma equipe que oscilou bastante na primeira fase e conseguiu sua vaga para o mata-mata na última rodada desta primeira parte da competição.
Além disso, tratando-se do desenvolvimento e dos processos dentro de campo, trocou de técnico recentemente. Marcelo Vilar, que substitui o português Tiago Zorro, foi anunciado no dia 14 de julho e comandou o Ferrão em apenas dois jogos.
Por isso, em meu ponto de vista, através de desempenho, trabalho a longo prazo, entrosamento do elenco, assimilação de metodologia de trabalho, o ASA está à frente do time cearense.
Tem todas as credenciais para ser tratado como o favorito do confronto. Seja no fator performance e/ou na formação do trabalho para a temporada.
Mas isso garante vitória?
Obviamente que não. O favoritismo precisa sair da condição de status e teoria para sua materialização na prática. Não é porque o ASA tem esta atual conjutura a seu favor que a classificação virá de qualquer forma. Até porque o futebol jamais dará nada de graça para alguém.
A postura dentro de campo, o nível performático e a estratégia adotada para ser bem executada serão o elo entre o suposição do favoritismo e concretização da qualidade de ser considerado favorito do confronto.
Sem dúvidas este é o melhor momento do ASA desde a sua primeira participação na Série D. Conseguiu alcançar um equilíbrio entre o coletivo e o individual, tornou-se dentro da temporada e suas várias circunstâncias, um time frio. Se vai conseguir o acesso, só Deus sabe. Mas o atual cenário é bem favorável para isso acontecer.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621