O princípio de um resgate que há muito se perdeu.
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi boa para o futebol brasileiro. Tratando o desempenho de cada equipe alheio às discussões de quem foi melhou ou pior. Ou até mesmo narrativas pouco inteligíveis para puxar a sardinha para algum lado.
Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense conseguiram libertar sentimentos que antes foram perdidos pelo torcedor brasileiro. Em meio às rivalidades naturais da bola, podemos acompanhar um ufanismo que parecia perdido. Um tipo de união em prol do próprio futebol do Brasil.
Aquele pertencimento, orgulho, que nem mesmo a nossa Seleção conseguiu - pelo menos até agora - resgatar.
Além disso, dentro de campo, apesar da grande diferença entre a primeira patreleira europeia, o mundo pôde ver que nosso futebol é competitivo, tem talentos e muito trabalho. A partir disso, agora falando de performance, percebe-se que através das participações dos brasileiros no torneio, o Brasil volta mais respeitado para "casa".
A final da competição bateu com todos os prognósticos possíveis - dois europeus disputando o título. No entanto, aquela ideia de que os clubes nacionais apenas viajariam apenas para passear foi quebrada diante do que vimos nos Estados Unidos.
Por isso, por vários resgates e pelo que foi mostrado dentro de campo, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi boa para o futebol brasileiro.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621