05/05/2016 08:47:21
Política
Vereador Sérgio Passarinho cita Liberdade de Imprensa e direitos
Parlamentar apresenta mais duas propostas à Mesa e faz duras críticas ao comportamento do Congresso Nacional
AssessoriaVereador Sérgio Passarinho cita Liberdade de Imprensa e direitos
Todo SegundoDa Assessoria

“É realmente de se elogiar e admirar, mais uma vez, a coragem e ousadia da instituição Drogas nem Pensar (DNP), com outra investida da abnegada Maria Quitéria Guedes e sua equipe, à frente da entidade, desta feita, apresentando proposta de projeto, inclusive em nível nacional, em sua área denominada Espaço da Mulher, em que tem como objetivo geral, que a mulher, vítima de violência e em situação de risco de Palmeira dos Índios e cidades circunvizinhas, tenha um espaço de acolhimento e atendimento humanizado que lhe assegure serviços especializados”, assim começou, da própria bancada o vereador Sérgio Passarinho, referindo-se à DNP, da qual é, reconhecidamente, entusiasta e incentivador, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios nesta quarta-feira (04/05).

Sérgio Passarinho apresentou mais duas matérias à Casa: Indicação 033/2016, sugerindo apelo ao prefeito James Ribeiro para que o Município de Palmeira dos Índios possa disponibilizar um número de telefone para que a população possa fazer denúncias de locais com focos do mosquito aedes aegypti, justificando que, como se sabe, o Brasil sofre com um grande número de casos confirmados de dengue, zica vírus e febre chikungunya, todas essas doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti. Palmeira dos Índios não está fora dessa realidade e já teve vários casos diagnosticados dessa doença; Indicação 034/2016, em mais um apelo ao Chefe do Executivo, para que o Município de Palmeira dos Índios possa pleitear, junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas, a vinda a esta cidade do Projeto Justiça Itinerante,  sob a justificativa de que o acesso à justiça é um direito garantido constitucionalmente, no entanto, muitos ainda se encontram alijados desse direito em razão de sequer terem tido acesso a pressupostos básicos de cidadania, como documentos pessoais (certidão de nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho, etc), ou mesmo vivem sem proteção efetiva de direitos, como, por exemplo, em uniões estáveis, mesmo possuindo condições legais para a realização de um casamento. O vereador teve ainda votada a Aceitação da Tramitação do Projeto de Lei CM 019/2016, que altera para Vicente Gomes Targino o nome da Praça da República, situada no bairro Jardim Brasil. Em suas explicações pessoais, na Tribuna, Passarinho falou sobre questões de transparência dos Poderes, citou, com destaque, matéria publicada em portal local de notícias e homenageou antecipadamente as mães palmeirenses pela passagem de seu dia no próximo domingo.

TRECHOS DO DISCURSO

“Parabenizar e registrar matéria muito apropriada publicada nesta terça-feira, no portal Todo Segundo, felicitando, seu diretor, Djalma Lima, matéria esta que registra o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, na qual se registra que: “Repórteres sem Fronteiras dizem que a liberdade de imprensa registrou “uma degradação profunda e preocupante” entre 2013 e 2016. O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos é claro: “Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”. Mas na prática, as coisas não funcionam bem assim em alguns países do mundo. Na matéria, acrescenta-se ainda: “Infelizmente, é claro que muitos líderes do mundo estão a desenvolver uma paranoia contra os meios de comunicação”, avançou Christophe Deloire, secretário-geral dos Repórteres sem Fronteiras. “O clima de medo resulta numa crescente aversão ao debate e ao pluralismo, numa repressão dos meios de comunicação por parte de governos cada vez mais autoritários e opressivos, e num panorama de meios de comunicação detidos por grupos privados são cada vez mais movidos por interesses pessoais”, acrescentou.

“Para encerrar, gostaria de antecipara a minha homenagem a todas as mães palmeirenses, seu dia, que se dará no próximo domingo, o que faço em nome de minha mãe, que já está ao lado de Deus, e que nos deixou tão cedo.

Se os filhos estão bem alimentados, é ela que se sente satisfeita; Se estão risonhos e felizes, é ela que se pega sorrindo muito; Se estão de roupinha nova, é ela que se sente bonita, e se os filhos vão bem na escola, parece até que o aproveitamento escolar é dela. PARABÉNS A TODAS AS MÃES!”

Sérgio Passarinho finalizou a sua fala enfatizando, mais uma vez, que “oposição e situação existirão sempre em qualquer Casa Legislativa, mas, é necessário que se mantenha responsabilidade e coragem política para o exercício legítimo do processo democrático. Volto a repetir, em consonância com o nosso povo e com a população brasileira, que seriedade com a coisa pública nunca é demais. Lutamos apenas pelo bem de Palmeira. A propósito, diante disso faço aqui um protesto e, ao mesmo, tempo um registro veemente de que aquela Câmara Federal, principalmente diante dos últimos fatos, em tom de palhaçada, não merece o meu respeito e nem me representa. Concordo com as mudanças de que o Brasil tanto está necessitando, mas não com aquela bagunça, o que não seria digno de um parlamento de vergonha”, desabafou Passarinho.

 

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.