O PT e o PSB devem anunciar publicamente nesta terça-feira, 29, o apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
As bancadas das siglas do presidente e vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente, vão encaminhar, junto ao PCdoB e ao PV — que formam uma federação com o PT — pela recondução de Lira.
O apoio de ambas as legendas ao atual presidente da Câmara vinha tropeçando devido a divergências sobre, por exemplo, a composição de comissões na Casa. É o caso de negociações já feitas entre Lira e o PL de Jair Bolsonaro e o União Brasilpartido mais volumoso do Congresso. Pelas tratativas, ambas as legendas se revezariam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) — considerada a mais importante. Apesar dos entraves, parlamentares do PT admitem que a decisão visa a governabilidade de Lula junto ao Legislativo — que em grande parte é formado por figuras de oposição.
Coube ao líder do PT Reginaldo Lopes (MG) negociar o bloco das legendas que encaminharão, unidas, a recondução de Lira. “A coordenação da bancada [do PT], mais PV e PCdoB vão encaminhar pelo apoio à reeleição de Lira. Quem decide é o plenário da federação”, afirmou o parlamentar a VEJA. De acordo com Lopes, Rede e PSOL fazem parte do bloco — que caminhou unificado pela eleição de Lula –, mas não necessariamente apoiarão Lira.
A estratégia do PT está em conquistar o apoio a Lira das bancadas do PSD de Gilberto Kassab, do MDB e do próprio União — que já sinalizou o gesto — e, assim, negociar com o parlamentar cargos na mesa diretora da Câmara e postos em comissões.
Com o embarque do bloco PT, PSB, PV e PCdoB, deve chegar a dez o número de partidos favoráveis à reeleição do atual presidente da Casa. Na última semana, Solidariedade, Pros e Republicanos formalizaram o posicionamento, enquanto o União e o Podemos fizeram compromissos públicos. O PDT fez um anúncio de “indicativo “indicativo de preferência” ao alagoano.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621