O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (20), a nomeação de três novos ministros para tribunais superiores, e um dos nomes escolhidos projeta diretamente Alagoas no cenário nacional: a procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público Estadual.
Com a publicação da indicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21), Marluce Caldas que já foi sabatinada e aprovada pelo Senado Federal, assumirá uma das cadeiras do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ela ocupará a vaga aberta pela aposentadoria da ministra Laurita Hilário Vaz.
A alagoana tem trajetória consolidada no Ministério Público Estadual e é reconhecida por sua atuação firme em casos de repercussão no estado. Sua nomeação é considerada um feito histórico, já que poucas vezes Alagoas conseguiu emplacar representantes em cortes superiores.
Além da força jurídica, o nome de Marluce Caldas também possui peso político: ela é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), uma das principais lideranças políticas emergentes do estado. A nomeação, portanto, gera impacto tanto no meio jurídico quanto no tabuleiro político alagoano.
Além de Marluce Caldas, Lula também indicou Carlos Augusto Pires Brandão, juiz do TRF-1, para outra vaga no STJ, aberta com a aposentadoria da ministra Assusete Dumont Reis Magalhães. Já para o Superior Tribunal Militar (STM), a escolhida foi a advogada Verônica Abdalla Sterman, de 41 anos, que ocupará o lugar do ministro José Coêlho Ferreira, aposentado em abril.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621