A pesquisa Datafolha publicada nesta sexta (14), mostra que a aprovação do presidente Lula caiu 11 pontos percentuais em 2 meses e atingiu 24%, o menor valor dos três mandatos do petista. A queda de popularidade atinge grupos e regiões historicamente próximos de Lula.
A reprovação do petista também é recorde. 41% consideram o governo ruim ou péssimo, em dezembro eram 34%. Outros 32% avaliam a administração de Lula como regular. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Um dos pontos que gera especial preocupação no governo é o impacto da piora da avaliação no Nordeste, região que se tornou um bastião petista nas disputas presidenciais desde 2006 — e a única em que Lula derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.
A vitória larga no Nordeste, em que Lula recebeu 69,3% dos votos válidos, cerca de 12,5 milhões a mais do que Bolsonaro, foi determinante para sua eleição apertada nacionalmente (50,9% contra 49,1%), em que a diferença de votos ficou em apenas 2,1 milhões.
O Datafolha apontou que no reduto eleitoral do petismo, Lula vê a aprovação desabar 16 pontos percentuais e chegar aos 33%. Nas divisões por renda, o presidente perdeu popularidade em todos os grupos, especialmente entre pessoas que recebem até 2 salários mínimos.
A queda vem na sequência de uma série de crises no Planalto e de uma alta na inflação dos alimentos. O principal baque é decorrente da “crise do Pix”.
Pesquisa entrevistou 2.007 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 11 de fevereiro
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621