20/07/2015 23:29:07
Política
Júlio Cezar espera ficar no mandato ao sair do PSDB, diz jornal
Ex-candidato ao governo pelo PSDB, e vereador por Palmeira dos Índios deixará o partido após divergências com o diretório municipal
Sandro Lima / ArquivoJúlio Cezar espera ficar no mandato ao sair do PSDB, diz jornal
Todo SegundoDo Jornal Tribuna Independente

Um mandato de Vereador sendo desempenhado em Palmeira dos Índios, uma candidatura ao governo estadual em 2014. Em ambas as atividades, Júlio Cezar sempre levou consigo o PSDB, partido o qual estuda e deve deixar. Desentendimentos partidários com o diretório municipal culminaram com a decisão em deixar a sigla e conversar com outras legendas para decidir qual o seu destino.

Nesta entrevista ao Jornal Tribuna Independente, o vereador por Palmeira dos Índios deixa em aberto se disputará à reeleição ou entrará em campanha para administrar a prefeitura. Em meio ao seu mandato no município, Júlio deixou de ser um aliado do prefeito James Ribeiro (PSDB) para fazer oposição. Recentemente, o vereador publicou em sua rede social que sofreu intimidações por conta de sua atuação no parlamento municipal. Para Júlio Cezar, o caso está nas mãos da segurança pública.

Tribuna Independente - A candidatura ao governo foi um ponto alto de sua vida política recente. Atualmente, o senhor pretende deixar o PSDB. Por qual motivo não quer ficar mais na sigla?

Júlio Cezar - Eu decidi sair do partido por conta de não ter mais identidade com o diretório municipal do PSDB em Palmeira dos Índios. Tenho muito respeito pelo partido e suas lideranças, mas, esta decisão é de foro íntimo, levando em consideração as avaliações que neste momento o melhor é sair. Todos sabem que eu fui para um sacrifício muito grande quando aceitei ser candidato a governador em um momento muito difícil do partido. Fui uma opção, e me sinto lisonjeado, porque foi um reconhecimento ao meu trabalho. No entanto, agora é pensar em novos caminhos. A saída é a condição que tirei para consolidar estes novos voos.

Tribuna Independente - Faltou apoio à sua candidatura ao governo em 2014?

Júlio Cezar - Não tenho o que reclamar do partido. O momento era muito complicado. As lideranças já haviam feito compromissos com outros candidatos. O partido não queria que estas lideranças desfizessem os seus compromissos, pois seria muito doloroso e causaria um prejuízo enorme para estas pessoas. A desistência do Eduardo Tavares [primeiro candidato do PSDB], que ao meu ver era muito preparado e que tinha uma condição muito grande de crescer no decorrer da campanha, porém a sua desistência culminou com a indicação do meu nome. Eu fui para a campanha do governo com a estrutura que o partido poderia me dar. Recebi o apoio do então governador Teotonio Vilela Filho. Ele honrou todos os compromissos que foram assumidos com a minha candidatura. E fomos para a rua com poucos apoios expressivos porque o momento político não permitia. Não tenho reclamação, apenas um sentimento de gratidão.

Tribuna Independente - O vereador teme que com a sua saída do partido, o PSDB entre na Justiça para lhe tomar o mandato?

Júlio Cezar - Eu acredito que o PSDB não vá pedir o meu mandato porque eu não quero mais ficar. O partido sabe que eu não tenho mais identidade com o diretório de Palmeira dos Índios. O partido há de reconhecer e fazer um gesto para a preservação do meu mandato. Eu tive uma conversa com o ex-governador Teotonio Vilela em relação a isso e ele me garantiu que preservaria o meu mandato. Se o partido tomar o meu mandato, vai me tornar uma vítima potencial, principalmente depois de nossa participação em uma luta e sacrifício que fizemos nas eleições do ano passado. Eu me recordo que a Marta Suplicy, senadora pelo Partido dos Trabalhadores, deixou o partido e o PT não quis o seu mandato em respeito à história da Marta no partido. Então, eu acredito que o PSDB não tome esta atitude. Tenho um respeito muito grande pelas pessoas que compõem o diretório estadual e creio que isso seja recíproco. Não seria interessante para mim, tampouco para o PSDB tomar o mandato.

Tribuna Independente - Existe algum partido que o vereador esteja mantendo contato?

Júlio Cezar - Tenho sim. Tenho conversado com diversos partidos, no entanto, não posso adiantar com quem estou conversando para não prejudicar todo o processo. Estamos bem encaminhados e acredito que até meados de setembro, esta situação esteja solucionada. Dei entrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) pedindo a justa causa para que o PSDB me liberasse por meio da Justiça e sem o prejuízo do mandato.

Tribuna Independente - De aliado à oposição em Palmeira dos Índios. Quais motivos lhe fizeram contestar os atos do prefeito James Ribeiro?

Júlio Cezar - Fui aliado por muito tempo. Acredito que os princípios partidários que foram prometidos durante a campanha não estão acontecendo como esperava. Tomei a decisão de não compactuar com algumas ideias e enveredei pela oposição. Ajudo da maneira que posso aprovando matérias de interesse da população. Não aprovo matérias que não sejam benéficas ao interesse público. Estou bem na oposição. Faço uma oposição responsável e não pessoal.

Tribuna Independente - Suas críticas durante as sessões na Câmara Municipal lhe renderam ameaças. É fato que o vereador não solicitará segurança individualizada ao estado?

Júlio Cezar - Na verdade eu não falo em ameaças. Falo em intimidações, que na verdade não coadunam com os meus princípios. Coloquei publicamente o meu ponto de vista. Conversei com o secretário de Defesa Social [Alfredo Gaspar de Mendonça] e com a cúpula da segurança e vou deixar que eles trabalhem este caso. Não há necessidade de segurança ou mudar a rotina. A polícia faz o trabalho dela e estas intimidações eu não concordo.

Tribuna Independente - O vereador estuda disputar à reeleição ou pode sair em campanha para administrar a prefeitura?

Júlio Cezar - Não tem candidatura posta. O processo de viabilizar um nome para o próximo ano não tem nada definido. Nós temos outras situações a solucionar. Temos vários partidos, diversas lideranças com interesses em discutir uma frente para apresentar um projeto para o município.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.