Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e da Via Campesina iniciaram neste sábado (11) uma caminhada para Brasília em apoio ao registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na próxima quarta-feira (15).
O grupo se reuniu em três cidades da região central do país: Luziânia e Formosa, em Goiás e Engenho das Lages, no Distrito Federal. Eles percorrerão de 50 a 90 quilômetros até a capital federal.
A estimativa do movimento é de que 4,5 mil pessoas participem dessa caminhada. O PT espera que outros apoiadores também irão aderir a manifestação de pedido de registro no TSE.
De acordo com especialistas , a legislação até permite a candidatura de político 'ficha suja', mas é certo que o Tribunal Superior Eleitoral deve cassar o registro posteriormente. Neste caso, Lula teria a possibilidade de concorrer ingressando recursos.
Protestos
Outro grupo faz um protesto com greve de fome há 11 dias em Brasília para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a colocar em votação duas ações declaratórias de constitucionalidade que questionam o cumprimento antecipado de pena de prisão.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621