O deputado federal Alfredo Gaspar (União) fez duras críticas ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), nesta sexta-feira (24), ao denunciar um suposto calote do governo estadual nos neurocirurgiões que atuam na rede pública de saúde.
Segundo o parlamentar, a partir do próximo dia 3 de junho, os profissionais deixarão de prestar serviços no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
“Paulo Dantas coloca em risco milhares de vidas a partir do dia 3 de junho, com um calote nos neurocirurgiões de Alagoas. Os serviços do HGE e da Unidade de Emergência do Agreste deixarão de contar com o suporte desses profissionais, por conta do calote do governador”, afirmou Gaspar, em suas redes sociais.
A declaração acende um alerta para a população que depende dos principais centros de atendimento de alta complexidade em casos de trauma craniano e outras emergências neurológicas. Os neurocirurgiões são considerados peças-chave para o funcionamento pleno dessas unidades, especialmente diante da alta demanda por atendimentos em traumas graves e acidentes.
O parlamentar, que já atuou como secretário de Segurança Pública e procurador de Justiça, tem intensificado suas críticas à atual gestão estadual, principalmente na área da saúde, que considera "abandonada e mal gerida". Ele cobrou uma solução urgente por parte do governo.
Até o momento, o Governo de Alagoas ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. A reportagem do Portal Todo Segundo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.
Agora, a denúncia ganha respaldo com a confirmação oficial da COOPNEURO (Cooperativa dos Neurocirurgiões do Estado de Alagoas), que divulgou nota informando à população sobre a paralisação das atividades a partir do dia 3 de junho.
A suspensão dos serviços de neurocirurgia em hospitais estratégicos como o HGE e a UE do Agreste pode ter impactos severos na rede pública de saúde, especialmente em um estado que já enfrenta dificuldades estruturais e grande volume de atendimentos de urgência.
A sociedade agora aguarda um posicionamento das autoridades estaduais para evitar o colapso nos atendimentos neurológicos a partir do próximo mês.
Veja a nota da COOPNEURO na íntegra
A COOPNEURO — Cooperativa dos Neurocirurgiões do Estado de Alagoas — cooperativa médica que fornece atendimento em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE) e Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly (Arapiraca), informa a toda a população que estará paralisando suas atividades a partir de 03/06/2025.
Apesar do Termo de Contrato junto à SESAU e da manutenção ininterrupta da assistência especializada, a cooperativa tem enfrentado significativos atrasos nos pagamentos, tornando inviável a manutenção dos serviços prestados. Até o momento, estamos com seis meses em atraso, apesar de várias tentativas de composição com a SESAU.
Salientamos que não se trata de decisão com nenhum viés político, mas tão somente pautada na necessidade de garantir condições mínimas de trabalho e dignidade para os profissionais envolvidos na prestação.
Certos da compreensão de todos, rogamos ao bom senso dos gestores para a regularização dos pagamentos em tempo hábil para que não ocorra quebra na assistência de nossos pacientes.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621