16/01/2016 15:26:12
Política
300 candidatos poderão disputar as 17 vagas de vereador em Arapiraca
Dos 15 vereadores apenas um não vai concorrer, Adalberto Saturnino que vai apresentar o sobrinho Saturnino Almeida
300 candidatos poderão disputar as 17 vagas de vereador em Arapiraca
Todo SegundoPor Roberto Gonçalves

A disputa pelas 17 vagas para a Câmara Municipal de Arapiraca nas eleições de 2016 poderá contar com 300 pré-candidatos que formam 11 coligações, ou mais até as eleições, algumas com fortes concorrentes com experiência em eleições anteriores e com densidade eleitoral. Em 2012 correram ao cargo de vereador no segundo colégio eleitoral do Estado 150 candidatos.

Dos atuais 15 vereadores, apenas Adalberto Saturnino (PMDB) não vai para reeleição, no entanto, quer manter o seu espaço político no Legislativo da cidade mais importante do interior do Estado. Adalberto Saturnino que está na sexta legislatura vai apoiar seu sobrinho, Saturnino Almeida.

A lei 9504 foi alterada e agora nas cidades com mais de 100 mil eleitores no caso de Arapiraca, tanto os partidos como as coligações só poderão lançar 150% das vagas, 26 candidatos sendo 18 homens e oito mulheres por partido ou coligação, podendo de acordo com legislação eleitoral ser 18 mulheres e oito homens, garantindo dessa forma os 70% de cada gênero (masculino ou feminino).

Uma das coligações mais fortes será liderada pelo PTB que tem como principal liderança a prefeita Célia Rocha (PTB). Essa coligação deverá ser formada pelos partidos PTB, PMDB, PSC, PDT, PPS e Pros. Essa coligação “chapão” deverá ser formada pela maioria dos vereadores com mandato.

O PMN de acordo com informações, poderá não formar com nenhuma coligação, saindo sozinho na proporcional. A terceira coligação será formada pelos partidos PT, PCdoB, e PPL. Nessa coligação, está o sobrinho do vereador Adalberto Saturnino, Saturnino Almeida. Essas informações são previsões podendo ocorrer alteração no decorrer do tempo.

A quarta coligação será formada pelos partidos PSD, PTN, PRB e Solidariedade – (SD) A quinta coligação será formada pelos partidos PSDC, PSL. Essa coligação contará com a vereadora Fabiana pessoa. A sexta coligação será formada pelo partido PTC e Psol. A sétima chapa será o PHS. A oitava coligação será formada com pelo PTdoB. Que até o momento está sozinho.

A nona coligação será formada pelo PSDB que tem como presidente do diretório o suplente de deputado federal Rogério Teófilo, poderá formar com o DEM incluindo o PR e o PSB, que tem como presidente do diretório em Arapiraca o empresário Ricardo Barreto.

PRP com fortes concorrentes

A décima coligação será formada pelo PRP que até o momento corre solto sem coligações tem como pré-candidatos os ex-vereadores, José Lúcio e Jairo Barros além do suplente Gustavo Brandão. Os atuais 14 vereadores que concorrem à reeleição, na grande maioria, deve fazer parte do chapão liderado pelo PTB da prefeita Célia Rocha. Até as eleições haverá muitas mudanças de partido no prazo de seis meses antes da eleição.

Devem mudar de partido as vereadoras Aurélia Fernandes que continua no PMDB e Graça Lisboa atualmente no PSD devendo ingressar no PDT. Correndo por fora, no objetivo de formar a 11ª coligação proporcional, está o vereador Josival Pereira (PRTB) (Dorge do Queijo) que conta atualmente com cerca de 15 pré-candidatos a vereador filiados no partido que tem o seu comando. Outro fato novo no cenário político de Arapiraca nas eleições deste ano, é o PEN, que segundo informações de seus dirigentes, contará com cerca de cerca de 20 pré-candidatos a vereado.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.