Nesta sexta (11), magistrados e servidores do Fórum de Arapiraca participaram de uma ação de saúde promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio da Diretoria Adjunta de Saúde e Qualidade de Vida (DASQV) - Polo Regional de Arapiraca.
Foram ofertados serviços de verificação de glicemia e pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. Foram passadas ainda orientações sobre saúde bucal, tabagismo e combate à dengue.
Os servidores também tiveram acesso a vacinas de hepatite B, difteria e tétano. A iniciativa fez alusão ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e contou com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.
O magistrado superintendente do Fórum, Alberto de Almeida, parabenizou o TJAL pela ação e implantação de um polo da DASQV na comarca.
"Fico muito feliz que o Tribunal está instituindo um Departamento de Saúde na segunda maior comarca de Alagoas. Temos uma quantidade grande de servidores que trabalham aqui, e esse tipo de orientação é importante. Sabemos da pressão do trabalho, e o servidor tem que estar realmente preparado e apto para prestar um serviço mais célere e com mais capacidade ao jurisdicionado que nos procura", disse o juiz.
Plantas Medicinais
Durante a ação, a farmacêutica Kaline Souza orientou os servidores sobre o uso de plantas medicinais e seus efeitos terapêuticos. Ela explicou a importância da informação para o tratamento e prevenção de doenças por meios naturais.
"Apresentamos plantas medicinais que são utilizadas para diversas doenças que acometem a população em geral. Foram disponibilizados xarope, pomada, repelente, sabonete, tudo com base natural e vegana, inclusive. Foi elaborado pela DASQV e entregue um manual que ensina como utilizar essas plantas, porque não é por ser um produto natural que não tem toxicidade", esclareceu.
Os participantes ganharam plantas como hortelã, cidreira e babosa. Segundo a farmacêutica, todas estão incluídas na Relação Nacional de Medicamentos (Rename).
Também foi realizado sorteio de brindes, uma parceria com a Escola de Campo, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Arapiraca Verde e o Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas.
A Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara) esteve no local comercializando vassouras, sabão, artesanato e outros produtos feitos com materiais recicláveis.
DASQV - Polo Arapiraca
O diretor da DASQV do TJAL, Georges Basile, explicou que a criação de um polo em Arapiraca era um pleito antigo. "O setor médico tem se ampliado bastante. Nós temos serviços dentro do TJAL e do Fórum de Maceió e agora ampliamos para Arapiraca, que vai concentrar ações para todo o interior. Eles terão a oportunidade de ter médicos na comarca para poder atendê-los. Arapiraca está bem no centro de Alagoas e vai conseguir prestar uma melhor assistência. Antigamente a gente não tinha essa perna para poder chegar", comentou.
A responsável pelo polo de Arapiraca, Neusine Silva, explicou que o novo setor fará a cobertura das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
"Estamos num momento inicial de implantação, organização da parte mais administrativa, de liberações das instituições sanitárias e com formação e aquisição também dos nossos recursos humanos. Mas, já nesse momento, a gente veio com essa ação, porque a gente entende que a saúde não é apenas a ausência de doenças, e sim todos os outros determinantes que geram a saúde", falou.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621