AssessoriaJurados absolvem acusado de matar policial militar na Esmal Todo SegundoDa Assessoria - TJ/ALO Conselho de Sentença do 3° Tribunal do Júri absolveu, por clemência, nesta terça-feira (03), José Wellington Bispo da Silva, acusado de matar o policial militar José Roque Carlos, em agosto de 2011. O magistrado Geraldo Cavalcante Amorim presidiu o julgamento.
Após a oitiva de duas testemunhas de acusação, o interrogatório do réu e os debates orais, a decisão foi tomada pelos jurados na sala especial. “Tendo em vista que o Conselho de Sentença apresentou maioria de votos ao quesito delineado no inciso III do artigo 483 do Código de Processo Penal (CPP), manisfestando-se, em motivo explícito, pela absolvição, acolhendo a clemência, com base no artigo 386, inciso VI, do CPP, em conformidade a esse veredito absolvo José Wellington Bispo da Silva”, disse o magistrado
De acordo com o promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, o Ministério Público Estadual (MPE) pretende apresentar, amanhã (04), recurso de apelação para que um novo julgamento seja realizado. A decisão sobre condenação ou absolvição dos réus cabe somente ao júri popular.
CasoA vítima trabalhava na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal). De acordo com os autos, José Roque Carlos fazia vigilância no estacionamento externo do prédio, quando foi surpreendido pelo acusado, que chegou em um veículo e efetuou diversos disparos. O policial foi atingido e não resistiu aos ferimentos. O réu foi pronunciado em dezembro de 2012.