Agenda AlagoasJudiciário inaugura nova sede do Fórum de Cacimbinhas Todo SegundoDa AssessoriaO Poder Judiciário de Alagoas inaugurou, nesta sexta-feira (21), o Fórum da Comarca de Cacimbinhas. A obra custou R$ 1.676.000,00, provenientes do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), e atende aos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Comarca movimenta, atualmente, cerca de mil processos e atende ainda aos municípios de Minador do Negrão e Dois Riachos.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, ressaltou a dignidade que a estrutura trará à comunidade. “Um Fórum novo é a afirmação da dignidade da Justiça. Nós hoje estamos muito alegres porque estamos entregando um Fórum com uma construção muito bem feita, que o jurisdicionado vai ter prazer em usar”.
O desembargador fez analogia com uma árvore típica da região, o trapiazeiro, que oferece sombra aos moradores locais. “Quando o sertanejo jurisdicionado da Comarca de Cacimbinhas estiver a sofrer violência, não do clima, mas dos homens, e que ele vier na sua caminhada cansativa em busca da Justiça, o seu trapiazeiro é o Fórum Alfredo de Maya”.
O novo Fórum possui auditório, sala de audiência, central técnica, arquivo, espaços destinados para o Ministério Público, OAB, e para ouvir testemunhas e acusados. As obras foram coordenadas pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ/AL.
“O prédio dispõe de todos os ambientes normais de um Fórum. Aqui em Cacimbinhas não tínhamos uma sala de Tribunal do Júri e as sessões ocorriam na Câmara Municipal. Esse espaço também pode servir à sociedade como um todo, para eventos”, destacou o juiz Jamil Amil Holanda, presidente do Funjuris.
O terreno do Fórum foi doado pela família do advogado e político alagoano que dá nome ao prédio, Alfredo de Maya, nascido em 1870, em Atalaia. O juiz da Comarca de Cacimbinhas, Edivaldo Landeosi, agradeceu a Emílio Eliseu Maya de Omena, neto do homenageado, pela doação.
O magistrado acredita que a nova sede aumentará o grau de satisfação da comunidade. “Carecíamos de estrutura física que pudesse propiciar melhores condições de trabalho e de atendimento à população”, reconheceu. Landeosi agradeceu a José Carlos Malta pelo empenho na construção e exaltou a contribuição do desembargador para a Justiça.
Representando o governador do Estado, o secretário de Defesa Social, juiz Diógenes Tenório, parabenizou os integrantes do Poder Judiciário pela obra. O prefeito Roberto Wanderley agradeceu ao Judiciário pela nova estrutura e ao juiz da Comarca pelos serviços à população.
Este é o terceiro Fórum entregue durante a gestão do desembargador José Carlos Malta Marques. O primeiro foi o de Penedo, em maio deste ano. Em junho, foi inaugurado o de Maragogi.