O Poder Judiciário de Alagoas realiza o evento “Arena do do Empoderamento Feminino” em Arapiraca, nesta sexta-feira (18). Na solenidade de abertura, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas Orlando Rocha, condenou a cultura de violência que entende vigorar no Brasil e ressaltou a necessidade de união das instituições contra a violência doméstica que atinge as mulheres.
“Infelizmente a violência é uma coisa naturalizada no Brasil, há uma verdadeira cultura da violência. Devemos aprender como se comportar diante dessa realidade que é terrível”, afirmou Orlando Rocha.
O desembargador citou também dados do Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado Federal. Segundo a pesquisa do órgão realizada em 2021, 68% das brasileiras conhecem uma ou mais mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, enquanto 27% declaram já ter sofrido algum tipo de agressão por um homem.
“Esses dados são importantes até para que nós possamos cada vez mais nos dedicar a esse trabalho. É um quadro que nos toca, que nos faz cada vez mais engajar nesse trabalho que é essencial”, comentou o vice-presidente.
A Arena do Empoderamento leva serviços de saúde e ações de conscientização contra a violência doméstica ao Arapiraca Shopping. O evento ocorre como parte das atividades do Agosto Lilás, com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça e a parceria de outros órgãos.
A juíza Clarissa Mascarenhas, titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, participa da ação. Ela salientou a importância da difusão de informações sobre a violência doméstica.
Juíza Clarissa Mascarenhas fala ao público da Arena do Empoderamento Feminino. (Foto: Adeildo Lobo)
“A gente só combate o que a gente conhece. Achei interessantíssimo o vídeo que passou aqui sobre violência psicológica, porque realmente é uma das que a gente mais tenta divulgar porque as outras são mais visíveis”, afirmou a magistrada, se referindo ao conteúdo produzido pela Diretoria de Comunicação do TJAL para a campanha Mulheres que Inspiram.
“A gente tem observado o resultado que isso está tendo pra gente, as denúncias de terceiros não chegavam, mas hoje as pessoas estão filmando, estão mandando pra gente”, relatou ainda Clarissa.
A Prefeitura de Arapiraca é uma das instituições participantes da Arena. O prefeito Luciano Barbosa discursou na abertura, agradecendo ao Judiciário pela parceria. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Araújo Galindo, destacou a relevância da colaboração interinstitucional.
“O Agosto Lilás é uma oportunidade para nos fortalecermos e articularmos ações efetivas para a sociedade arapiraquense. Que durante todo o ano nós estejamos fortalecidas e construindo uma sociedade mais justa e mais igualitária”, afirmou Fabrícia.
O evento
A Arena funcionará até 22h. Há apresentações musicais, oficinas profissionalizantes e rodas de conversa sobre violência doméstica, rede de apoio e o protagonismo feminino como instrumento de transformação. Mulheres vítimas de violência podem obter orientação jurídica.
Estão sendo oferecidos testes de glicemia, HIV, Sífilis e Hepatites. Há encaminhamento para mamografia, aferição de pressão e espaço para doação de sangue. Ainda na área de saúde, estão sendo prestadas orientações sobre saúde bucal, dengue, tabagismo, assédio materno no ambiente de trabalho e assédio moral.
Há também serviços do Cadastro Único e emissão de documentos, como CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho Digital, além de agendamento para a confecção do RG. Confira aqui a programação completa.
A ação é uma parceria entre Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca, Faculdade Cesmac do Agreste, Ordem dos Advogados (Subseção Arapiraca), Polícia Militar (Patrulha Maria da Penha), Senac, Casa de Direitos de Arapiraca, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Hemoal e a instituição Mulheres do Brasil.
No dia 25 de agosto, a Arena do Empoderamento será montada em Maceió, na Creche Fúlvia Rosemberg, localizada na avenida Alice Carolina, s/n, na Cidade Universitária.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621