AssessoriaCorregedoria entrega mais de 300 armas de fogo ao Exército Todo SegundoDa AssessoriaMais de 300 armas de fogo foram entregues pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-AL), na quinta-feira (7), ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), no bairro do Farol.
Após serem periciadas, as armas são encaminhadas para o Centro de Custódia de Armas e Munições (CCAM) e, posteriormente, entregues ao Exército para serem destruídas.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Klever Rêgo Loureiro, entregou simbolicamente o armamento ao tenente Sarmento, reforçando a parceria entre o Judiciário alagoano e o Exército para tirar as armas de fogo, utilizadas em crimes, de circulação.
“Isso mostra que as Forças Armadas e o Poder Judiciário estão atentos ao combate ao crime, evitando que essas armas de fogo retornem à sociedade, visto que muitas são de grosso calibre, a exemplo de submetralhadoras. A Lei do Desarmamento ressalta o dever de haver uma fiscalização, bem como o CNJ, que recomenda celeridade para que essas armas tenham uma correta destinação”, destacou o corregedor.
O tenente Sarmento explicou que muitas dessas armas foram apreendidas pelas Polícias Civil e Militar e encaminhadas para o Judiciário, uma vez que estão vinculadas a processos criminais. “O Exército faz a destruição das armas para evitar que retornem para as mãos dos bandidos. Outras instituições, como Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também encaminham para cá armas de fogo para serem destruídas”, informou.