14/09/2017 15:57:18
Justiça
Casal é condenada a indenizar mulher que teve água cortada duas vezes
a primeira vez, os funcionários da empresa não esperaram que a cliente mostrasse o recibo e na segunda, sequer informaram que fariam o corte; contas haviam sido pagas dias antes
DivulgaçãoCasal é condenada a indenizar mulher que teve água cortada duas vezes
Todo SegundoDa Assessoria

O juiz Nelson Tenório de Oliveira Neto, do 5º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, condenou a Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) a indenizar no valor de R$ 2 mil reais, por danos morais, uma mulher que teve a água de sua casa cortada duas vezes em 2016. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (14).

De acordo com a autora processo, a Casal cortou o fornecimento de água da sua casa no dia 30 de junho de 2016, e a segunda vez no dia 19 de dezembro de 2016. Nas duas ocasiões, o pagamento já teria sido realizado, embora com atraso.

Alega ainda que estava com o comprovante de pagamento das faturas, mas que, na primeira vez, os funcionários da empresa não esperaram que ela pegasse o recibo. Já na segunda, a mulher não foi informada da chegada dos funcionários e o corte foi realizado sem que ela estivesse ciente.

Para o juiz, a Casal agiu de forma ilícita e que é necessário que o consumidor seja notificado antes da interrupção do fornecimento do serviço para que possa comprovar o pagamento. “É razoável que se exija que no momento do corte o consumidor seja avisado, para que possa apresentar o comprovante de pagamento, se for o caso. O corte realizado após o pagamento, mesmo que com poucos dias de diferença, enseja a responsabilidade objetiva do fornecedor. Ainda mais por se tratar de um bem de caráter essencial”, destacou o juiz Nelson Tenório Neto.

Em sua defesa, a Casal alegou que os cortes foram realizados em razão da inadimplência por longo período e que só recebe a informação de pagamento depois de cinco dias úteis, prazo da compensação bancária. Além disso, informou que o pagamento teria sido efetuado às vésperas do corte. Na primeira vez, o pagamento teria sido efetuado em 29 de junho de 2016, e na segunda em 16 de dezembro do mesmo ano.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.