23/09/2021 11:15:07
Galeria da Fama
Justiça condena SBT ao pagamento de R$ 500 mil para Rachel Sheherazade
No processo, ela disse que trabalhou na emissora entre 2011 e 2020, mas, mesmo atuando como empregada, o contrato de trabalho não foi registrado em sua CTPS
ReproduçãoJuiz também entendeu que Silvio Santos teve comportamento misógino em relação a jornalista
JornalOopção

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi condenado a pagar R$ 500 mil a jornalista Rachel Sheherazade. A decisão foi do juiz do Trabalho Ronaldo Luis de Oliveira, de Osasco/SP, depois de analisar vídeo do Troféu Imprensa de 2017, quando Silvio Santos disse, em rede nacional, que ela deveria se limitar a oferecer a beleza e voz para ler as matérias inseridas no teleprompter, sem dar opiniões próprias.

A decisão se deu em processo trabalhista, com valor de condenação milionária, levando em consideração as verbas trabalhistas que a emissora terá de pagar à jornalista. No processo, ela disse que trabalhou na emissora entre 2011 e 2020, mas, mesmo atuando como empregada, o contrato de trabalho não foi registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na justiça, a jornalista pediu pagamento de verbas trabalhistas. O SBT negou que a jornalista tivesse executado as atividades exclusivas de jornalista.

O juiz, por sua vez, verificou que o trabalho dela foi realizado em longo período, sem solução de continuidade, entre 2011 e 2020, “sempre de modo habitual, pessoal, remunerado e, sobretudo, subordinado”. Para ele, a fala de Silvio Santos caracterizou-se como um comportamento claramente misógino, pois o apresentador evidenciou particular descaso com a figura da profissional, deixando claro que a contratação se deu pelo simples fato de ser mulher bonita e que, por isso, deveria se limitar a cumprir o papel de leitora de notícias.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.