O percentual de pessoas que pretendem comprar presentes de Natal, 19%, é o menor em cinco anos. A pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), realizada anualmente desde 2009, mostra que essa porcentagem é a menor da série.
Grande parte dos entrevistados (30%) espera pagar suas dívidas, enquanto outra parcela pretende poupar/investir (30%). Também foram citados como objetivos para o 13º salário, os quesitos viajar (15%), lazer (8%), reformar a casa (7%), entre outros.
Para a Fiesp e Ciesp, o crescimento do quesito poupar/investir indica que o consumidor está deixando de comprar para guardar dinheiro, pois tem receio em relação às condições financeiras de 2015.
Os entrevistados também foram questionados sobre o valor do presente de Natal. Para 26%, a quantia será igual a do ano passado. Já para 14%, será maior (em média 33% maior) e 11%, menor (em média 37% menor).
Na avaliação da situação financeira, 33% dos entrevistados sentem-se menos à vontade de contrair dívidas e 29% sem possibilidade nenhuma.
A pesquisa foi realizada em todo o Brasil com uma amostra de mil pessoas entre os dias 16 e 31 de outubro.
Do R7
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621